fbpx

Como Fazer Cadastro No CadÚnico

Cadastro CadÚnicoComo fazer cadastro no CadÚnico

O CadÚnico (Cadastro Único) foi criado pelo Governo Lula, como uma ferramenta para identificar as famílias que possuem renda mensal mais baixa, dessa forma todos os cadastrados passaram a participar de ações políticas e públicas.

Você vai conhecer abaixo alguns programas que usam o CadÚnico para fazer a seleção minuciosa de todos os participantes:

  • BPC (Benefício de prestação continuada);
  • Auxilio emergencial;
  • Minha casa minha Vida;
  • Bolsa família.

Os cidadãos que participam do CadÚnico ainda podem fazer parte de concursos públicos ou processos seletivos sem pagar nenhum tipo de taxa.

Como fazer meu cadastro no CadÚnico?

Em geral, os municípios costumam visitas que são regulares até a casa das famílias de baixa renda, mas se por acaso sua família se enquadra no perfil que te possibilita a fazer seu cadastro e ainda não é cadastrada, você pode fazer isso pessoalmente.

Para saber melhor onde você deve ir, contate a Prefeitura ou o CRAS que é o Centro de Referência da Assistência Social mais perto de você.

Para a família toda se cadastrar, será necessário que um membro da família fique responsável por informar os dados da família inteira, e essa pessoa vai ser chamada de (RF) que significa responsável pela unidade familiar e ela precisa:

  • Apresentar o título de eleitor ou CPF, exceto se a família for quilombola ou indígena, e nesses casos ela pode apresentar qualquer um dos documentos citados abaixo;
  • Ser um membro da família e residir no mesmo lar, ter ao menos 16 anos e de preferência ser mulher;
  • Apresentar ao menos um documento de cada pessoa da família (podendo ser certidão do nascimento ou do casamento, RANI, certidão administrativa indígena, RG, CPF, título de eleitor ou carteira de trabalho);
  • Não é algo obrigatório você levar um comprovante do seu endereço, mas se você puder seu cadastro vai ser feito com ainda mais facilidade.
  • Para você obter mais informações veja o canal: www.gov.br/pt-br/servicos/inscrever-se-no-cadastro-unico-para-programas-sociais-do-governo-federal . Ou se preferir visitar o site da Caixa para mais informações: www.caixa.gov.br/cadastros/cadastro-unico/.

Em meio a pandemia, o CRAS está funcionando?

Já que o serviço que é prestado por meio do CRAS (isso em muitas Prefeituras, é preciso conversar com a sua Prefeitura para saber qual instituição promove o Cadastro), é considerado um dos serviços essenciais, o Ministério da cidadania optou por decretar que as unidades do CRAS devem continuar abertas.

Mas o mesmo só deve ser utilizado em situação de extrema urgência, para evitar a aglomeração.

Você pode obter também o App meu CadÚnico, por meio da Play Store, para ter um acesso fácil as informações do seu Cadastro.

Qual a função do programa progredir no CadÚnico?

O progredir é um plano de ação criado por meio do governo federal, com o intuito de gerar mais emprego e mais renda, promovendo a autonomia dos cidadãos que estão inscritos no CadÚnico.

Ele é como uma rede que foi criado para aproximar empregadores e trabalhadores, e os parceiros desenvolvem um papel essencial, ao darem oportunidades da entrada e permanência dos mais necessitados ao mundo do trabalho.

O intuito para qual o governo criou o programa era para emancipar mais de 1 milhão de famílias, acabando com a fome, mas com base em algumas informações o programa, segundo rumores já está por acabar, e realmente no estado em que o país se encontra fica um pouco difícil progredir!

Folha Sudoeste


Leia Este

Grupo Ultra Vagas Abertas

Grupo Ultra Acompanhe Vagas De Empregos Abertas E Estágios

O grupo Ultra ou Ultrapar é uma das principais companhias brasileiras atuante nos setores de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *