fbpx

Conheça a tecnologia TWS dos fones de ouvido

Recentemente, multiplicam-se as ofertas de fones de ouvido totalmente sem fio. Trata-se, no caso, da tecnologia True Wireless Stereo (Estéreo Totalmente sem Fio, em tradução livre) ou simplesmente TWS. O objetivo deste texto é falar um pouco sobre essa tecnologia, de maneira que com algumas informações gerais a experiência do usuário com esse recurso se torne mais completa.

Nem sempre os recursos são bem apresentados, e os usuários adquirem esses produtos sem muita referência sobre ele. A tecnologia TWS existe em duas principais variantes, que são a TWS e TWS+. Abaixo, maiores detalhamentos.

TWS e TWS+

As duas são voltadas para fones totalmente sem fio. A diferença entre ambos é em torno de como as mídias serão reproduzidas nos dispositivos em que as respectivas tecnologias se aplica. Com efeito, uma e outra possuem diferenças quanto a maneira com a qual o envio de dados é feito para a parte esquerda e para a direita de cada par.

O padrão TWS  funciona conectando o dispositivo reprodutor a apenas um dos dois fones. Esse fone, por sua vez, envia os dados da mídia para o outro fone do dispositivo. O resultado é que esta tecnologia funciona como uma espécie de fio invisível entre um fone e outro secundário. Dessa forma, há um pequeno prejuízo na experiência com áudio do usuário uma vez que há uma mínima compressão do arquivo de áudio.

A TWS+, por sua vez, seria uma evolução do TWS. A grande diferença é que ele permite ao dispositivo reprodutor conectar os canais esquerdo e direito diretamente aos seus respectivos fones. O principal resultado é uma qualidade sonora superior ao TWS, promovendo ainda uma versatilidade maior do usuário.

A maioria dos dispositivos, porém, possui a tecnologia TWS. A TWS+ é exclusiva de celulares com processador da Qualcomm. Até o momento, há poucas exceções de alguns modelos de iPhone.

Disponibilidade

Já sabemos que o TWS é a tecnologia anterior ao TWS+, que possui mais recursos, mas que ainda é mais restrito a alguns poucos modelos de celular. Assim, cabe ressaltar que todos fones sem fio para dispositivos móveis que os usuários irão adquirir serão de tecnologia TWS ou compatíveis com ela.

No entanto,  a maior parte possui suporte para a versão TWS+, com formas de funcionamento que variam conforme o dispositivo. Nesse caso, é necessário, antes de adquirir um fone sem fio com essa funcionalidade, observar como se dá o funcionamento com esse suporte.

Ademais, cabe sempre ter atenção à procedência dos fones quando eles forem adquiridos e saber das características do seu dispositivo para saber de seu funcionamento.

Folha Sudoeste


Leia Este

WhatsApp Novidades

Usuários Do WhatsApp Poderão Ouvir Áudios Antes De Enviar

O aplicativo de mensagem mais usado no Brasil é o WhatsApp. Além de ser uma …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *