fbpx
Trabalhadores tem até 30 de junho para sacar PIS/PASEP

Trabalhadores tem até 30 de junho para sacar PIS/PASEP

Até o dia 30 de junho os trabalhadores do setor privado e público vão poder realizar o saque do PIS/PASEP. O Abono Salarial está previsto na Lei 7.998/90, se tratando de um benefício com um valor equivalente ao salário mínimo vigente. É um benefício destinado aos trabalhadores que cumpriram as exigências previstas em um contrato na CLT.

O saque tanto para quem irá receber o PIS ou PASEP, irá terminar no próximo dia 30 de junho. Desde já os trabalhadores podem conferir se tem direito à fazer o saque ou não. Lembrando que os termos são diferentes: Um é o Programa da Integração Social (PIS) e para trabalhadores do setor público é pago o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP). O pagamento do PIS é feito pela Caixa, já para o PASEP quem é acionado é o Banco do Brasil.

Valores atuais do PIS/PASEP

O valor do abono salarial contou com mudanças nos últimos anos. O valor passou a ser proporcional ao período trabalhado, tendo como base o ano do serviço. Em um exemplo bem claro, se um trabalhador esteve o ano inteiro dentro de uma empresa, será pego o seu salário anual e se não houve nenhuma alteração, irá ser pago 1/12 parcela adicional.

É preciso ter trabalhado ao mínimo 30 dias ao longo do ano para estar apto à receber o benefício, sempre com valor proporcional ao tempo trabalhado. O valor atual do salário mínimo vigente é de R$ 1.100,00, sendo que através desse valor que é feito o cálculo do abono salarial.

De que forma acontece o pagamento do benefício?

Geralmente os pagamentos tanto do PIS como também do PASEP, acontecem através de crédito em conta. Porém existem outras possibilidades para receber os valores. Confira:

  • Através de crédito em conta, podendo ser quando o trabalhador tem uma conta corrente, poupança ou mesmo a Poupança Social Digital da Caixa;
  • Fazer o saque através dos caixas eletrônicos, Casas Lotéricas ou mesmo, nos correspondentes da Caixa. Se o trabalhador optar por essa opção, precisará apresentar o seu Cartão do Cidadão;
  • Também é possível recolher os valores em uma Agência da Caixa, mediante a apresentação do número do PIS, além de um documento oficial com foto;

Entenda quais são as datas base desse abono salarial

A liberação do abono salarial acontece de forma escalonada, sendo pago no mês com que o trabalhador nasceu. Veja como ficou o calendário de acordo com cada mês:

  • Julho: liberação do abono salarial ocorreu a partir de 16 de julho de 2020;
  • Agosto: liberação do abono salarial ocorreu a partir de 18 de agosto de 2020;
  • Setembro: liberação do abono salarial ocorreu a partir de 15 de setembro de 2020;
  • Outubro: liberação do abono salarial ocorreu a partir de 14 de outubro de 2020;
  • Novembro: liberação do abono salarial ocorreu a partir de 17de novembro de 2020;
  • Dezembro: liberação do abono salarial ocorreu a partir de 15 de dezembro 2020;
  • Janeiro e Fevereiro: liberação do abono salarial ocorreu a partir de 19 janeiro de 2021;
  • Março, Abril, Maio e Junho: liberação do abono salarial ocorreu a partir de 11 fevereiro de 2021.
Folha Sudoeste


Leia Este

Brasil é o terceiro país do grupo G-20 com maior inflação nos últimos 12 meses

Brasil é o terceiro país do grupo G-20 com maior inflação nos últimos 12 meses

Entre os países do G20, que é o grupo de países que integram as 20 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *