Anatel Lança Serviço ‘Qual Empresa Me Ligou’. Saiba Mais

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) lançou nesta quarta-feira (01/02) o portal Qual Empresa Me Ligou. Trata-se de uma nova ferramenta para combater o telemarketing abusivo, a exemplo de outras, como o Não me Perturbe. O serviço é disponibilizado gratuitamente. Com efeito, o serviço permite consultar dados das empresas que incomodam os consumidores com ligações frequentes.

O serviço foi criado por meio do Art 6º do Despacho Decisório nº 250/2022/COGE/SCO, de 19 de outubro de 2022. A partir dele, a iniciativa determina às operadoras que disponibilizem uma ferramenta online de consulta da identificação do titular de determinados códigos de acesso. A obrigatoriedade é válida quando o originador da chamada for pessoa jurídica.

Dito de outra maneira, deverá haver uma base que disponibilize informação de empresas que fazem ligações. Quem receber a chamada abusiva, no telefone fixo ou móvel, precisa apenas do número que originou a ligação. Com ele, poderá checar as informações de quem ligou.
Veja o vídeo sobre “Quem Me Ligou” abaixo e outros vídeos importantes pelo Canal Programas Sociais BR:

Qual Empresa Me Ligou: novo site identifica o dono de um número de telefone – Tecnoblog
Qual Empresa Me Ligou: novo site identifica que empresa ligou fazendo telemarketing abusivo / créditos: reprodução

O serviço de consulta vai exibir detalhes como o número do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Além disso, disponibilizará a razão social da empresa que realizou a chamada.

De início, será possível consultar no site Qual Empresa Me Ligou as informações de números fornecidos por algumas operadoras. São elas a Claro, TIM, Oi, Vivo, Algar e Sercomtel. Dados das linhas comercializadas pelas demais operadoras estarão disponíveis ao longo dos próximos meses.

Como utilizar o serviço Qual Empresa Me Ligou?

Para utilizar o novo serviço da Anatel, basta seguir os passos que seguem:

  1. Acesse a plataforma Qual Empresa Me Ligou, no endereço www.qualempresameligou.com.br;
  2. Informe o número que originou a chamada, no campo específico, incluindo o DDD;

    Basta digitar o número que originou a ligação para pesquisar os dados.
    créditos: reprodução

  3. Marque a caixa de seleção “Sou humano” e clique em “Consultar”;
  4. Os dados da empresa serão exibidos a seguir.

Atenção: os dados de quem fez a ligação só serão exibidos se o número pesquisado pertencer a uma empresa. Caso ele seja associado a uma pessoa física (CPF), o sistema mostrará a seguinte mensagem: “Não foi encontrada uma empresa vinculada a este terminal”.

Queda no número de ligações curtas

No lançamento do site, a Anatel também divulgou informações atualizadas sobre as iniciativas para frear o telemarketing abusivo. Segundo a agência, algumas delas foram lançadas nos últimos meses e apresentam resultados positivos.

Segundo a Anatel, a quantidade de chamadas curtas apresentou “redução significativa” entre junho de 2022 e janeiro deste ano. Essas ligações são feitas por bots, geralmente gravadas, e são consideradas abusivas pela agência.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima