Home / Educação / MCTI Oferece Curso Gratuito De Biotecnologia Industrial

MCTI Oferece Curso Gratuito De Biotecnologia Industrial

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT) está oferecendo o curso “Escola de fermentações: da bancada à escala piloto”. Ele abre o calendário de 2023 de treinamentos de curta duração oferecidos pelo Centro Latino-Americano de Biotecnologia (CABBIO).

Quem se interessar deverá se inscrever até o dia 24 de fevereiro de 2023. O curso terá duração de 40 horas-aula. Ele será ministrado presencialmente, em abril, na Escola de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O MCTI é o representante no Brasil do CABBIO. Seus cursos são sempre gratuitos. Eles visam complementar a formação acadêmica e profissional de estudantes da América Latina.

O curso de ‘Escola de fermentações’ conta 25 vagas, sendo 15 para brasileiros e brasileiras. O curso é direcionado a alunos e alunas de pós-graduação, além de funcionários e funcionárias de empresas que atuam na área de biotecnologia Industrial e processos fermentativos.

Créditos: Governo Federal/MCTI

Créditos: Governo Federal/MCTI

Entre os requisitos básicos está ter conhecimentos nas áreas de química e biologia. Os estudantes brasileiros selecionados contarão com ajuda de custo para transporte,  alimentação e hospedagem.

De acordo com a coordenadora do curso, Maria Alice Zarur Coelho, ao completar o curso, as pessoas que se interessarem terão condições de utilizar de modo correto e otimizado as incubadoras com agitação orbital, biorreatores e software de bioprocessos.

Os participantes vão adquirir melhor base técnico-científica e após o curso serão capazes de se envolverem de forma comprometida com o desenvolvimento de bioprocessos de qualidade e com caráter inovador”, avalia Coelho.

Sobre a Cabbio

O Centro Latino-Americano de Biotecnologia (CABBIO) é um programa de integração regional, como dissemos acima.  Ele atua com o objetivo de consolidar os laços de cooperação entre Brasil, Argentina, Uruguai e Colômbia.

O Centro tem como propósito potencializar os recursos científico-tecnológicos da região no âmbito da biotecnologia. A ideia é proporcionar uma maior independência tecnológica dos países membros. Para tanto, está estruturado em polos geradores de conhecimento. Cada um deles corresponde aos setores de pesquisa em biotecnologia das Partes.

A infraestrutura existente em cada país é utilizada para executar projetos conjuntos de pesquisa e desenvolvimento.

Informações gerais: datas e como se inscrever

  • Curso: ‘Escola de fermentações: da bancada à escala piloto’;
  • Inscrições: até 24/02/2023. Elas serão online,  neste link ;
  • Curso presencial;
  • Local do curso: Avenida Athos da Silveira Ramos, Centro de Tecnologia, 149, Bloco E (Escola de Química), sala E121, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Cidade Universitária, Rio de Janeiro – RJ – BRASIL, 21941-909;
  • Data de realização do curso: 10/04/2023 a 14/04/2023.

Deixe Uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Pesquise No Site Aqui

Categorias Folha Sudoeste

x

Check Also

Cursos Rápidos Com Certificado Bem Em Conta

Curso Rápido Com Certificado Bem Em Conta Confira

Encontrar um curso que seja rápido, com certificado e que caiba no bolso nem sempre ...