A partir deste ano, será obrigação de todos os motoristas consultarem e pagarem o seu Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV) através do formato digital. Esta decisão definitiva passsou a valer depois de uma decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Apesar da decisão da digitalização deste documento, os documentos que haviam sido impressos anteriormente, vão continuar a ter o mesmo valor. No caso de o documento for roubado ou perdido, o usuário poderá fazer a sua impressão.
Para os casos da emissão digital, como passa a ser a partir de 2021, se a chave de segurança do CRV for roubada, um novo código deverá ser emitido. Essa é uma nova forma para se garantir segurança em relação a este documento.
Em 2021, dos 4 mil serviços do Governo, 2,6 mil já estão digitalizados. Além do documento digital de trânsito, a Carteira de Trabalho Digital também está sendo uma das mais buscadas.
Alternativa por conta da pandemia
Por conta da pandemia de COVID-19, o Governo Federal tem buscado alternativas para digitalizar os serviços e fornecer acesso aos documentos para a população.
Vale lembrar que no caso da venda do seu veículo, será ncessário também uma Autorização para Transferência de Propriedade Veicular. O mesmo também poderá ser emitido no CRLV Digital.
Emitir CRLV Digital pelo aplicativo
Além da possibilidade dos motoristas imprimirem o documento, o proprietário também poderá portar este documento através do appCarteira de Trânsito Digital. É uma forma mais prática de portar o documento, independentemente de estar dirigindo seu veículo ou não.
Apesar desta facilidade, o aplicativo ainda não será permitido em viagens fora do país. Neste caso, você irá precisar portar a versão impressa, além de obter a permissão da Carta Verde.
Se você tiver dúvidas que podem acontecer no início com este novo aplicativo, como entender a verificação de segurança ou validar um documento, comente aqui!