O programa Via Rápida 2021 foi criado pelo governo de São Paulo dentro de um conjunto de ações visando mitigar os efeitos da pandemia de covid-19. O programa oferece agora Bolsa Auxílio de R$210 para jovens que fizerem cursos de qualificação de curta duração, remotos e online oferecidos pelo governo por meio de parcerias com prefeituras e iniciativa privada.
O Via Rápida já existia antes da pandemia. No entanto, seu foco era outro, pois pagava bolsa apenas para ex-detentos e detentos em regime semi-aberto que buscassem esses cursos para uma reinserção no mercado de trabalho. Contudo, a partir de março de 2021, o governo de São Paulo passou a ofertá-la para estudantes desempregados. Ao todo, serão oferecidas 30 mil vagas até o final do ano, segundo o governo paulista.
A bolsa do Via Rápida é voltada a estudantes alfabetizados que tenham mais de 16 anos, e que ainda estejam desempregados e sejam residentes no estado de São Paulo. Além disso, é preciso frequentar o curso escolhido quando da inscrição no programa. Com efeito, não há critério de renda. No entanto, não poderá receber o auxílio quem for beneficiário do seguro-desemprego ou de bolsas de outros programas de qualificação estaduais.
Os cursos ofertados, nas modalidades EAD, presencial ou semi-presencial, variam conforme o município paulista. As cargas horárias variam de 50 a 100 horas/aula. As cidades e cursos, BOLSA AUXÍLIO podem ser consultados no site do programa: www.cursosviarapida.sp.gov.br.
Como se inscrever?
Para se inscrever, a pessoa precisa estar dentro do escopo de possíveis beneficiários do Via Rápida. Podem receber a bolsa-auxílio estudantes maiores de 16 anos, alfabetizados, domiciliados no estado de São Paulo, desempregados que atendam os requisitos de escolaridade ou condição especial fixada para determinado curso.
Para se matricular, o interessado deve escolher a cidade e o curso no site do Via Rápida: www.cursosviarapida.sp.gov.br/onde-estudar. Para se inscrever, o usuário deverá criar login e senha, além de fornecer CPF e e-mail. Depois de escolher o curso, o usuário deverá preencher um segundo formulário com alguns detalhes adicionais, como endereço e a sua escolaridade.
Haverá uma confirmação por e-mail e estando tudo regular, o estudante poderá iniciar o curso.
Recebendo a bolsa
Depois de inscrito no curso e estando com toda a sua situação regular, o estudante deverá receber o valor da bolsa após 10 dias frequentando o curso. O pagamento é feito com uma espécie de voucher (um documento com um código de barras específico), que o aluno deve usar para sacar em caixa eletrônico do Banco do Brasil ou Rede 24 horas.
Mais informações sobre o Via Rápida podem ser encontradas aqui.