fbpx
Via Rápida Cursos Abertos

Cursos e Empregos Do Via Rápida Com Bolsa Auxílio

Via Rápida Cursos AbertosO programa Via Rápida 2021 foi criado pelo governo de São Paulo dentro de um conjunto de ações visando mitigar os efeitos da pandemia de covid-19. O programa oferece agora Bolsa Auxílio de R$210 para jovens que fizerem cursos de qualificação de curta duração, remotos e online oferecidos pelo governo por meio de parcerias com prefeituras e iniciativa privada.

O Via Rápida já existia antes da pandemia. No entanto, seu foco era outro, pois pagava bolsa apenas para ex-detentos e detentos em regime semi-aberto que buscassem esses cursos para uma reinserção no mercado de trabalho. Contudo, a partir de março de 2021, o governo de São Paulo passou a ofertá-la para estudantes desempregados. Ao todo, serão oferecidas 30 mil vagas até o final do ano, segundo o governo paulista.

A bolsa do Via Rápida é voltada a estudantes alfabetizados que tenham mais de 16 anos, e que ainda estejam desempregados e sejam residentes no estado de São Paulo. Além disso, é preciso frequentar o curso escolhido quando da inscrição no programa. Com efeito, não há critério de renda. No entanto, não poderá receber o auxílio quem for beneficiário do seguro-desemprego ou de bolsas de outros programas de qualificação estaduais.

Os cursos ofertados, nas modalidades EAD, presencial ou semi-presencial, variam conforme o município paulista. As cargas horárias variam de 50 a 100 horas/aula. As cidades e cursos, BOLSA AUXÍLIO podem ser consultados no site do programa: www.cursosviarapida.sp.gov.br.

Como se inscrever?

Para se inscrever, a pessoa precisa estar dentro do escopo de possíveis beneficiários do Via Rápida. Podem receber a bolsa-auxílio estudantes maiores de 16 anos, alfabetizados, domiciliados no estado de São Paulo, desempregados que atendam os requisitos de escolaridade ou condição especial fixada para determinado curso.

Para se matricular, o interessado deve escolher a cidade e o curso no site do Via Rápida: www.cursosviarapida.sp.gov.br/onde-estudar. Para se inscrever, o usuário deverá criar login e senha, além de fornecer CPF e e-mail. Depois de escolher o curso, o usuário deverá preencher um segundo formulário com alguns detalhes adicionais, como endereço e a sua escolaridade.

Haverá uma confirmação por e-mail e estando tudo regular, o estudante poderá iniciar o curso.

Recebendo a bolsa

Depois de inscrito no curso e estando com toda a sua situação regular, o estudante deverá receber o valor da bolsa após 10 dias frequentando o curso. O pagamento é feito com uma espécie de voucher (um documento com um código de barras específico), que o aluno deve usar para sacar em caixa eletrônico do Banco do Brasil ou Rede 24 horas.

Mais informações sobre o Via Rápida podem ser encontradas aqui.

Folha Sudoeste


Leia Este

Etec Cursos Gratuitos Governo SP

Inscrição Cursos Gratuitos Etec Em São Paulo 2022

Cursos Técnicos Gratuitos Etec em São Paulo Você por acaso já conhece os cursos da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *