fbpx
Enem Digital 2021 Inscrição

Enem 2021 Inscrições e Acesso Ao Ensino Superior

Enem Digital 2021 InscriçãoA edição de 2021 do Exame Nacional do Ensino Médio/Enem Digital 2021 deverá ser feita em novembro ou dezembro. A aplicação da prova entre esses meses faz parte do o cronograma do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira(Inep), que já foi divulgado. Outra mudança significativa que deve ser experimentada na edição desse ano é a aplicação digital do exame, iniciada em 2020. Existe, atualmente, objetivo de que a prova se torne totalmente digital até 2026.

Para as inscrições da Edição 2021 publicado o Edital, para se inscrever entre os dias 30/Julho a 14/Julho/2021 as provas ficaram para 28 e 29/Novembro/2021, para saber todos os detalhes: com as datas, cronograma completo leia o Edital. Faça a sua inscrição e acompanhe o link: www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enem

Na edição de 2020, o Enem sofreu graves alterações no seu cronograma devido à pandemia de covid-19. Os estudantes realizaram as provas no início de 2021. Assim sendo, os exames foram aplicados na sua versão impressa nos dias 17 e 24 de janeiro, e na versão digital entre os dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro. Inicialmente, eles estavam previstos para o final do ano de 2020.

Com efeito, o Enem de 2020, aplicado em 2021, também foi marcado por índices altíssimos de abstenção (pessoas que por alguma razão não comparecem para fazer a prova). Mesmo assim, os patamares do exame permanecem grandes, com cerca de 5,8 milhões de estudantes inscritos em alguma das modalidades de prova oferecidas.

Esse ano também contou com a opção de se poder ter a prova reaplicada em razão de apresentar sintomas de doenças infectocontagiosas, muito em função de se evitar que o exame nacional se tornasse um foco de irradiação de infecções pelo novo Coronavírus.

O que é o Enem?

Hoje em dia, o Enem é o principal mecanismo para se ingressar em universidades públicas ou particulares no Brasil. Por meio de sua nota, estudantes podem tentar a seleção pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) das universidades federais e, atualmente, podem até mesmo usar suas notas para estudar no exterior.

O Enem foi criado em 1998 como um exame para avaliar o nível de desemprenho escolar dos alunos concluintes do Ensino Médio no Brasil. Em 2009, sob o governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o exame foi aperfeiçoado e deu-se início ao processo que o tornaria, no início da década seguinte, como mecanismo principal de acesso às universidades e institutos federais.

Atualmente, universidades brasileiras, além de várias outras de outros países, como Portugal, Espanha, Estados Unidos, França e Irlanda aceitam a nota do Enem como parte dos seus critérios de ingresso.

Quem pode fazer Enem?

Qualquer pessoa que já tenha concluído o Ensino Médio ou que esteja em seu último ano pode fazer o Enem com intenção de ingressar no educação superior. Os participantes que ainda não concluíram ou estejam antes do último ano podem participar do Enem como “treineiros”, cujos resultados servem somente para autoavaliação de conhecimentos.

Nos exames, participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento:

  • linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • ciências humanas e suas tecnologias;
  • ciências da natureza e suas tecnologias;
  • matemática e suas tecnologias

Juntas, todas as áreas somam 180 questões. Além delas, os estudantes são avaliados por meio de uma redação, que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema.

Folha Sudoeste


Leia Este

ETE PE Inscrições 2021 Cursos Técnicos

Atualmente as cidades de Pernambuco dispõe de uma rede ampliada em instituições que disponibilizam o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *