fbpx
FGTS Revisão Correção Monetária

Revisão Do FGTS: Saiba Como Receber o Valor Corrigido

FGTS Revisão Correção MonetáriaVeja como solicitar a revisão do FTGS 2021 Para receber a Correção Monetária da sua conta, acompanhe:

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um importante direito do trabalhador que possua carteira assinada. Trata-se de uma conta aberta em nome desse trabalhador, que está vinculada ao seu contrato de trabalho, na qual a empresa em que ele trabalha precisa depositar todos os meses 8% do salário. Seu objetivo é proteger o trabalhador que venha a ser demitido sem justa causa, o possibilitando sacar esse valor nesse caso.

Na maioria das vezes, o trabalhador fica alheio a esse recolhimento, que fica a cargo da empresa e será consultado somente numa eventual demissão ou alguma excepcionalidade, como possibilidades de saque. Muito em virtude disso, existem alguns detalhes que passam desapercebidos aos trabalhadores.

Um exemplo disso é que poucos sabem que existe a possibilidade de um recálculo do FGTS. Isso porque, devido a muitos detalhes de legislação passarem desapercebidos, bases de cálculo e índices usados são muitas vezes ignorados. Dessa maneira, muitas pessoas podem ter valores a receber e não o sabem.

Abaixo, algumas informações que podem auxiliar em como se saber como se reivindicar ou saber se tem acesso a uma revisão de valores do FGTS.

Revisão do FGTS

Como dissemos acima, é comum que, devido ao FGTS ser depositado pela empresa, o trabalhador muitas vezes sequer consulta detalhes sobre a legislação, valores ou índices usados para o cálculo do valor do fundo. Dessa maneira, fica com poucas informações e, consequentemente, poucos questionamentos sobre a questão.

Assim sendo, as pessoas geralmente ignoram informações sobre saldo e correção monetária do FGTS, algo que abriu a possibilidade de buscar um recálculo do fundo, principalmente entre os anos de 1999 a 2013. Explico o motivo.

Entre 1999 e 2013, a Caixa Econômica Federal (CEF), que é o órgão que gere, de fato, o FGTS, atualizou monetariamente o fundo TR (Taxa Referencial), que no período se mostrou menor que a inflação. Assim, dessa atualização monetária, os trabalhadores brasileiros que foram ou estão registrados em carteira e que tiveram em atividade durante os anos de 1999 a 2013, podem ter direito de solicitar uma diferença de quanto seria seu saldo.

Com efeito, em caso do mesmo vir a ser atualizado por índice mais benefício, o valor pode chegar a um acréscimo de até 88% dos depósitos.

Como pedir a revisão?

A orientação para quem teve carteira assinada entre 1999 e 2013 e acredita que pode ter acesso a essa revisão de valores do FGTS, tendo assim direito à diferença de valores, é procurar um advogado, no entanto, como exemplo de outras Revisões anteriores a Caixa acabou fazendo esta revisão e as pessoas que entraram com advogado ficou por último. Este o representará na Justiça Federal, podendo pedir o recálculo dos valores.

Essa revisão é possível para todos os trabalhadores que contribuíram nesse período. Isso vale mesmo para quem já resgatou parte do saldo do fundo, ou ainda o saldo integral dos valores.

Folha Sudoeste


Leia Este

PicPay Vagas Abertas Na Fintech

Como entrar em contato com o SAC do PicPay?

Está procurando contato através do PicPay? Sendo assim, preparamos uma lista da qual temos um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *