fbpx
FGTS Revisão Correção Monetária

Revisão Do FGTS: Saiba Como Receber o Valor Corrigido

FGTS Revisão Correção MonetáriaVeja como solicitar a revisão do FTGS 2021 Para receber a Correção Monetária da sua conta, acompanhe:

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um importante direito do trabalhador que possua carteira assinada. Trata-se de uma conta aberta em nome desse trabalhador, que está vinculada ao seu contrato de trabalho, na qual a empresa em que ele trabalha precisa depositar todos os meses 8% do salário. Seu objetivo é proteger o trabalhador que venha a ser demitido sem justa causa, o possibilitando sacar esse valor nesse caso.

Na maioria das vezes, o trabalhador fica alheio a esse recolhimento, que fica a cargo da empresa e será consultado somente numa eventual demissão ou alguma excepcionalidade, como possibilidades de saque. Muito em virtude disso, existem alguns detalhes que passam desapercebidos aos trabalhadores.

Um exemplo disso é que poucos sabem que existe a possibilidade de um recálculo do FGTS. Isso porque, devido a muitos detalhes de legislação passarem desapercebidos, bases de cálculo e índices usados são muitas vezes ignorados. Dessa maneira, muitas pessoas podem ter valores a receber e não o sabem.

Abaixo, algumas informações que podem auxiliar em como se saber como se reivindicar ou saber se tem acesso a uma revisão de valores do FGTS.

Revisão do FGTS

Como dissemos acima, é comum que, devido ao FGTS ser depositado pela empresa, o trabalhador muitas vezes sequer consulta detalhes sobre a legislação, valores ou índices usados para o cálculo do valor do fundo. Dessa maneira, fica com poucas informações e, consequentemente, poucos questionamentos sobre a questão.

Assim sendo, as pessoas geralmente ignoram informações sobre saldo e correção monetária do FGTS, algo que abriu a possibilidade de buscar um recálculo do fundo, principalmente entre os anos de 1999 a 2013. Explico o motivo.

Entre 1999 e 2013, a Caixa Econômica Federal (CEF), que é o órgão que gere, de fato, o FGTS, atualizou monetariamente o fundo TR (Taxa Referencial), que no período se mostrou menor que a inflação. Assim, dessa atualização monetária, os trabalhadores brasileiros que foram ou estão registrados em carteira e que tiveram em atividade durante os anos de 1999 a 2013, podem ter direito de solicitar uma diferença de quanto seria seu saldo.

Com efeito, em caso do mesmo vir a ser atualizado por índice mais benefício, o valor pode chegar a um acréscimo de até 88% dos depósitos.

Como pedir a revisão?

A orientação para quem teve carteira assinada entre 1999 e 2013 e acredita que pode ter acesso a essa revisão de valores do FGTS, tendo assim direito à diferença de valores, é procurar um advogado, no entanto, como exemplo de outras Revisões anteriores a Caixa acabou fazendo esta revisão e as pessoas que entraram com advogado ficou por último. Este o representará na Justiça Federal, podendo pedir o recálculo dos valores.

Essa revisão é possível para todos os trabalhadores que contribuíram nesse período. Isso vale mesmo para quem já resgatou parte do saldo do fundo, ou ainda o saldo integral dos valores.

Folha Sudoeste


Leia Este

Etec Cursos Gratuitos Governo SP

Inscrição Cursos Gratuitos Etec Em São Paulo 2022

Cursos Técnicos Gratuitos Etec em São Paulo Você por acaso já conhece os cursos da …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *