A Google está atualizando o visual do Drive para Workspace. Assim, teremos em breve uma nova interface para o serviço de armazenamento em nuvem da própria Google. Ela adotará o Material You 3, sistema de design open-source. O Google também anunciou melhorias para os chips. Esse recurso permite integrar ferramentas nos documentos.
A atualização do visual do Google Drive será libera gradualmente ao longo das próximas semanas. Além disso, alguns recursos serão incluídos no Google Drive, Docs, Sheets e Slides. Eles também vão passar por mudanças no visual. Antecipando um pouco a novidade, o visual ficará parecido com o adotado pelo Gmail para Workspace desde o final do ano passado.
O Material You 3 foi criado pela própria empresa Google e é usado também no Gmail profissional. As principais mudanças do ponto de vista visual será a adoção de botões mais arredondados. Haverá ainda novos atalhos para visualização em lista dos arquivos salvos no Drive.
O botão “Novo”, no canto superior esquerdo da tela, que serve para criar novos arquivos ou pastas, deixará de ter formato oval. Trata-se da adoção de um design mais usado pelas empresas de tecnologia recentemente.
A mudança de visual no Docs, Sheets e Slides deixará comentários em um fundo mais claro. O botão de compartilhar e a barra de ferramentas também serão arredondadas.
Novos filtros de busca
Com efeito, haverá novos filtros de busca. Assim, a ideia é tornar ainda mais simples a busca por arquivos salvos na nuvem da Google. Esses recursos pretendem deixar mais prático a maneira de encontrar documentos.
A Google comentou alguns pontos das mudanças em comunicado oficial, que pode ser lido aqui (em inglês).
Novos Chips
Já os chips terão as novidades na atualização do Google Docs listadas:
- linkar uma localidade com o Google Maps;
- incluir datas com comandos, seja datas específicas ou no formato “amanhã”, “hoje” etc.;
- financeiro, permitindo visualizar ações de empresas, por exemplo. Será possível ver cotações de moedas e outras informações dessa área;
- cronômetro, medindo, por exemplo, tempo de leitura.
Além disso, os novos chips trarão a votação por emojis. No caso, a votação de uma alteração de um documento pode ser votada por emojis, a exemplo do que acontece em redes sociais.
Com informações do Tecnoblog.