A partir da última quinta-feira (26/01), o WhatsApp começou a liberar o recurso Comunidades no Brasil. Essa nova função visa reunir grupos sob um guarda-chuva. No caso, serve para conectar vários grupos no mesmo. O novo recurso será habilitado aos poucos, nas próximas semanas, para usuários Android e iOS. Portanto, quem se interessar, basta manter o aplicativo de mensagens atualizado.
Mas como que funciona o recurso “Comunidades”? Na prática, ele serve para organizar grupos que fazem parte de uma mesma temática.
Por exemplo, uma associação de bairro pode concentrar em uma Comunidade grupos que discutam segurança local, planejem reuniões da associação, faça organização de eventos, divulgue notícias locais e assim por diante. Um bar pode ter uma Comunidade congregando grupo para reserva de mesas, entrega de produtos, divulgação de festas e eventos, pedidos de entrega de produtos e por aí vai.
A ideia é facilitar a comunicação. Uma pessoa dentro de uma Comunidade de grupos pode facilmente transitar por todos. Alguém com cargo de administrador da Comunidade pode enviar mensagem para todos os grupos da mesma. Poderá, ainda, moderar postagens e excluí-las, se for o caso.
A mesma comunidade poderá incluir até 5 mil pessoas ou 50 grupos diferentes. Mais informações, no blog oficial do WhatsApp.
Risco de redes de fake news?
Anunciado em abril do ano passado, orecurso Comunidades não foi implementado antes no Brasil em respeito ao período eleitoral. No caso, houve pedido do TSE nesse sentido. O temor das autoridades é que a função seja usada por grupos disseminadores de fake news.
Diante disso, a Meta, empresa que controla o WhatsApp, segurou a liberação do recurso a brasileiros e brasileiras para depois das eleições. Mesmo assim, aplicativos de mensagem têm sido alvo de atenção de autoridades brasileiras por esse motivo.
Em outros países, contudo, o WhatsApp começou a liberá-lo a partir de novembro de 2022.
Como usar o recurso Comunidades??
Para criar uma comunidade no WhatsApp, basta acessar a aba dedicada ao recurso. Ele fica no canto esquerdo, ao lado de “Conversas”, com um ícone similar ao dos grupos.
Depois de clicar no ícone, basta ir em “Criar Comunidade”, digitar um nome para ela, criar uma descrição e adicionar os grupos relacionados ao tema principal. É possível incluir até 50 grupos, totalizando um máximo de 5 mil participantes.
É preciso ser administrador dos grupos para uni-los à comunidade. A função possibilita:
- enviar mensagens a todos os membros;
- inserir e remover participantes e grupos;
- criar grupos dentro da comunidade;
- apagar mensagens ou arquivos de mídia considerados abusivos.
Qualquer usuário pode decidir quem pode adicioná-los a uma comunidade, denunciar abusos, bloquear contatos, e sair da comunidade.