Mercado Livre Tem Curso Gratuito Para Jovens Mulheres

Nesta segunda-feira (06/03), o Mercado Livre abriu inscrições para o Conectadas. Trata-se de um programa que oferece 150 vagas para um curso online de tecnologia. Esse curso será exclusivo para jovens mulheres entre 16 e 18 anos.

O curso é realizado em parceria com a Reprograma. O Reprograma é uma iniciativa de impacto social, com cursos e outras ações diversas espalhadas por vários países. Com efeito, o Conectadas foi criado em 2021 no Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Colômbia, México e Peru. Desde sua criação, já contou com a participação de 2.589 jovens.

Como Comprar no Mercado Livre? tutorial COMPLETO! [ 2021 ]

A ideia, segundo Laura Motta, gerente sênior de Sustentabilidade do Mercado Livre no Brasil, é aumentar a representatividade feminina no setor de tecnologia. A empresa, assim, se articula com uma demanda social que vem sendo alvo de grande atenção de várias empresas pelo país.

“Como empresa de tecnologia, temos exercitado cada vez mais como podemos democratizar oportunidades por meio da educação, sobretudo em um segmento onde as mulheres ainda são minoria. Dados da Unesco revelam que, aos 15 anos, apenas 0,5% das mulheres no mundo todo buscam se tornar profissionais de ciência e tecnologia, contra 5% dos homens”, diz Laura.

Como se inscrever?

As inscrições serão online, assim como o curso. Elas devem ser feitas por meio de um formulário, que deve ser preenchido até o dia 07 de abril. Não há necessidade de conhecimento prévio na área. Os únicos requisitos exigidos para o curso são:

  • Se identificar com o gênero feminino, ou seja, ser mulher cisgênera, trans e travesti;
  • Ter entre 16 e 18 anos;
  • Ser falante da língua portuguesa;
  • Estar, atualmente, morando no Brasil;

Em 2023, o Conectadas pretende atingir 1.300 meninas em seis países. No Brasil, serão 150 vagas somente no primeiro semestre. Outras deverão ser abertas ao longo deste ano.

Meninas de escolas públicas ou bolsistas de escolas particulares têm prioridade. Além disso, o programa espera ter pelo menos 50% de jovens pretas, pardas e indígenas. Com efeito, o programa também visa estimular a participação de jovens mulheres trans e travestis.

O curso terá 54 horas de duração. Ele funcionará como uma imersão em tecnologia. Ao todo, são 16 encontros 100% online. Neles, serão abordados temas como:

  • transformação digital;
  • economia 4.0;
  • sustentabilidade;
  • design da experiência do usuário;
  • análise de dados;
  • desenvolvimento de projetos e negócios digitais;
  • marketing, comunicação digital e;
  • introdução a HTML.

Durante o programa, acontece ainda o acompanhamento de mentoras do Mercado Livre e da Reprograma. Com isso, as participantes poderão conhecer e se conectar com mulheres que já atuam na área tech.

Uma das novidades da edição de 2023 é a oferta de algumas bolsas de estudo para o projeto de formação mais longo. Este será voltado a Back-end Python, desenvolvido pela Reprograma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima