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Erros que são comuns no Pix e como resolver

Apesar de toda a facilidade que o Pix nos trouxe dentro dos últimos anos, é normal que erros aconteçam em algumas transações dentro do sistema de transferências instantâneas.

Ainda que o Pix seja uma forma rápida, segura e prática de realizar transferências bancárias, ainda é possível cometer erros ao utilizar essa modalidade de pagamento.

Em casos como esses, a primeira coisa a se fazer é seguir as orientações passadas pelo Banco Central e onde a instituição financeira precisa exibir uma mensagem onde demonstra informações que são as mais mínimas possíveis para o usuário. Em alguns bancos, optam pela criação de códigos específicos.

Formato errado de chave Pix

Se o usuário cadastrou uma chave Pix no formato errado, é possível solucionar o problema corrigindo a chave cadastrada ou cadastrando uma nova chave Pix.

Para corrigir a chave Pix cadastrada, é necessário acessar o aplicativo ou site do banco ou instituição financeira responsável pelo cadastro da chave Pix e realizar a correção do dado cadastrado. Cada banco pode ter um processo diferente para a correção de chave Pix, por isso é importante consultar o manual ou o atendimento do banco para saber como fazer a correção.

Caso não seja possível corrigir a chave Pix já cadastrada, é possível cadastrar uma nova chave Pix no formato correto. Para isso, basta acessar o aplicativo ou site do banco ou instituição financeira responsável pelo cadastro da chave Pix e seguir as instruções para cadastrar uma nova chave Pix.

Chave que não foi encontrada

Se a chave Pix não foi encontrada ao realizar uma transferência, é possível que a chave tenha sido digitada de forma incorreta ou que a pessoa não tenha cadastrado uma chave Pix ainda.

Para solucionar esse problema, é importante verificar se a chave Pix foi digitada corretamente, com atenção especial à digitação do CPF/CNPJ e do número da conta. Se a chave Pix foi digitada corretamente e ainda assim não foi encontrada, é possível que o destinatário não tenha cadastrado uma chave Pix ou que tenha cadastrado com um banco diferente.

Problemas para realizar a liquidação de uma transferência

Assim como em qualquer outra transferência bancária, pode ocorrer problemas na liquidação de uma transferência via Pix. Em casos de falhas na conexão com a internet ou com os servidores do banco, pode ocorrer atraso ou falha na liquidação da transferência.

Se a conta do destinatário estiver bloqueada, cancelada ou apresentando problemas, a transferência pode não ser concluída. É importante entrar em contato com o destinatário para verificar se a conta está ativa e apta a receber transferências, até porque se a conta da pessoa que está tentando realizar a transferência estiver suspensa, como por problemas com a Receita Federal, é bem provável que esse seja o motivo de não conseguir completar a transação.

Por fim, os pagamentos por QR Code também podem apresentar problemas ao tentar realizar uma transação via Pix, como ao perder o prazo de validade ou quando recebe a mensagem de que o código é inexistente. 

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