fbpx
Banco Central PIX Bancário

PIX: Limitação nas receitas dos bancos

PIX: Limitação nas receitas dos bancos

O diretor Executivo da inovação, Leandro Vilain da FEBRABAN, relatou que quando o PIX entrar em vigor os efeitos serão mínimos em receitas de bancos.

O sistema para pagamentos vai ser lançado no dia dezesseis de Novembro, mas na data de segunda feira, dia 5 as empresas e as pessoas físicas já estarão liberadas para realizar seu cadastro.

Os dados no sistema financeiro apontam que, no ano de 2018 62% de contas de transação estão isentas de tarifas pela própria regulação, e os 38% que estão sobrando é o pacote dos serviços, em que o cliente vai pagar para obter mais opções em serviços ou transações.

Contudo, os efeitos do PIX nos serviços avulsos é mais limitado, segundo Leandro Vilain, que diz que não devemos somente observar a linha das receitas, já que os dados do ano de 2014 apontavam que os custos eram altos para a manipulação de dinheiro ou seja, os gastos para movimentar dinheiros da Casa da moeda até municípios pequenos eram altos.

Conheça mais esta nova Ferramenta tecnológica do BCB: www.bcb.gov.br/estabilidadefinanceira/pagamentosinstantaneos. Ou veja neste artigo Como Funciona Esta Nova Forma De Pagamentos e Recebimentos.

Custo de movimentação

Segundo dados o custo para distribuição, logística e armazenamento, fica em torno de Oitenta bilhões de reais todos os anos, mas somente com a logística da distribuição nas Agencias Bancarias que giram e torno de Vinte e Três Mil reais, existe o gato de Dez bilhões de reais todos os anos.

Dessa forma, segundo o Vilain, de uma forma o PIX vai afetar as transações que são avulsas como o TED e o DOC, mas de outra forma vai haver uma redução nos custos com a logística, sendo assim um benefício social.

Cronograma para implementar o PIX

Segundo Leandro, o cronograma para que haja a implementação do PIX é bem apertado, porém ainda assim o setor continua dentro dos prazos.

Segundo ele, os testes começaram no mês de julho e vão ter fim no mês de outubro já que o projeto é bem complexo e é uma concorrência com o chamado Open Banking, que por si só já é muito complicado.

No país do Reino Unido o Open Banking demorou cerca de cinco anos para conseguir avançar, e por isso o prazo estabelecido está sendo bem cumprido, já que não houve indicação de nenhum problema e os testes estão indo muito bem.

Benefícios do PIX

O sistema para pagamentos vai agregar de uma forma bem genuína e notória a economia das empresas e também das pessoas físicas, com o intuito de facilitar ainda mais a vida do brasileiro, produzindo transferências sem tarifa nenhuma.

Quem deve se cadastrar

O serviço vai estar disponível vinte e quatro horas por dia e a sua transferência vai ser feita em aproximadamente dez segundos, mas existe uma porcentagens de clientes decididas pelo banco central que vai precisar utilizar do programa obrigatoriamente.

Mas uma outra porcentagem pode utilizar dessa novidade ou não se preferir, porém estudos apontam que a maior parte das pessoas que utilizam de transferências em bancos vão sim querer utilizar desse serviço já que o mesmo é muito seguro e logicamente sem tarifas alguma de pagamento.

 

Folha Sudoeste


Leia Este

Aumento do combustível frustra os planos de quem deseja comprar carro

Aumento do combustível frustra os planos de quem deseja comprar carro

O sonho de todo o jovem brasileiro ao completar sua maioridade, é tirar sua licença …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *