fbpx
PIX Saque e PIX Troco: veja onde é possível utilizar

Greve Do Banco Central Veja Como Pode Interferir No Sistema PIX

Banco Central PIX BancárioA paralisação recente (março de 2022) dos servidores do Banco Central está afetando uma boa parte dos serviços oferecidos pelo principal órgão monetário do país, principalmente para quem depende do PIX. Estes servidores já estão desde o final de 2021 em uma pressão juntamente ao Governo Federal para conseguir reajuste salariais.

Por conta desse momento de greve, vários serviços do Banco Central começaram a apresentar um período de instabilidade e que foi relatado por uma parte dos usuários. Com um grande número de funcionários que resolveram cruzar os braços, sendo que das 14h às 18h, o BC teve que adotar um sistema de contingência, necessário para que sistemas como o Pix continuem funcionando.

Segundo o que foi comentado recentemente pelo Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central, o risco é ainda maior e pode não afetar apenas a serviços como o Pix, mas praticamente todos os serviços do órgão monetário central. Após uma série de críticas que aconteceram por parte dos veículos de comunicação, até o presente momento o BC não realizou nenhum depoimento.

Monitoramento dos sistemas do Banco Central passa por um momento de deslocamento

Neste momento, os sistemas passaram por um movimento de deslocamento da monitoração. O monitoramento é de fato muito importante, pois no caso de qualquer falha técnica, será possível intervir para que a comunicação não gere falhas na operação dos sistemas financeiros. Por conta do movimento, uma série de projetos como o Real Digital encontra-se em um momento de paralisação.

Na maioria dos casos, o monitoramento acontece nos grandes centros do país, como São Paulo e Rio de Janeiro, porém por conta da greve dos servidores do Banco Central, o deslocamento já foi iniciado e está passando para Brasília.

Ainda assim, mesmo com um número reduzido de servidores que estão na ativa, continua existindo um sistema que fica ligado a todas as chaves Pix. Evidentemente que esse tipo de situação acaba deixado preocupado o mercado financeiro, que depende das atualizações semanais que são feitas pelos funcionários do Banco Central.

Série de atrasos também está ocorrendo em relação às divulgações

Além da obrigação que o Banco Central acabou tendo de tomar pelo sistema de contingência que começou após a greve dos funcionários, o BC também se viu obrigado a atrasar uma série de boletins que contém informações fundamentais para o andamento do mercado financeiro no país, boletins esses que também são acompanhados por investidores estrangeiros.

De acordo com o último Boletim Focus, que realiza um panorama sobre os últimos movimentos do mercado financeiro e inflação no Brasil, na última segunda-feira (21) o mesmo informativo chegou com um certo atraso e é claro, não passou despercebido.

A média de câmbio que também é calculada pelo Banco Central, foi outro informativo que passou por um certo atraso na última semana, inclusive em mais de um dia da última semana Os dados de entrada e saída de dólares do país, que normalmente acontecem às quartas-feiras (14h30), também devem seguir com instabilidade até que a crise da greve dos funcionários do BC perdure.

Folha Sudoeste


Leia Este

PicPay Vagas Abertas Na Fintech

Como entrar em contato com o SAC do PicPay?

Está procurando contato através do PicPay? Sendo assim, preparamos uma lista da qual temos um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *