fbpx
Imposto de Renda 2022: Posso me prejudicar se eu não declarar?

Imposto de Renda 2022: Posso me prejudicar se eu não declarar?

Quem deixar de fazer a declaração do Imposto de Renda até o dia limite deste ano (29 de abril), pode ficar sujeito à uma multa mínima de a de R$ 165,74 e podendo se preparar para pagar até 20% do imposto total devido. Todas as pessoas que estejam enquadradas dentro dos quesitos da Receita Federal, estas vão precisar realizar a declaração em 2022.

Esse é um exemplo para aqueles que trabalham com carteira de trabalho, em muitas oportunidades pode ser vantajoso entregar a declaração do Imposto de Renda, ainda que mesmo assim ele não seja obrigado. Isso acontece porque muitas vezes o contribuinte descobre que ele teria direito a receber a restituição, algo que claro a Receita Federal não vai avisar aos contribuintes.

Veja quem pode realizar a declaração do Imposto como isento

Quem trabalhou apenas nos primeiros meses de 2021 ou mesmo teve uma redução salarial, saiba que é possível sim realizar a declaração do Imposto de Renda como isento, lhe oferecendo uma série de vantagens. Sempre que tiver dinheiro para receber da Receita Federal, a recomendação é de declarar para não ficar com o imposto retido.

Outro fator de extrema importância, é  que quem deixa de fazer a declaração do Imposto de Renda, acaba correndo o risco de ter o seu CPF cancelado. Sem o CPF em dia, a sua vida fica mais complicada, desde não poder solicitar a abertura de conta em banco solicitar cartão de crédito, prestar concurso público ou mesmo tirar documentos menos importantes, como uma carteira de motorista ou passaporte.

Por conta disso, é preciso ficar atento no prazo para a entrega da declaração e que ressaltando, em 2022 será mais curto do que foi em 2021. Quem tem direito a receber a restituição do Imposto de Renda poderá receber o quanto antes, sabendo que a Receita Federal vai realizar uma lista para a restituição que irá sempre seguir primeiro quem enviou  declaração.

O que precisa ser informado na declaração

A declaração do Imposto de Renda 2022 antes de ser entregue, precisará ser de acordo com algumas orientações da Receita Federal. Até o momento, os contribuintes têm optado em grande preferência pelo programa “Meu Imposto de Renda”, disponível também para preenchimento nos smartphones.

A comprovação de que foi apresentada a declaração do Imposto de Renda será realizada através de um recibo enviado juntamente com a transmissão do documento, no computador, ou mesmo no dispositivo móvel. Também é possível salvar este documento em formato PDF.

Compra de ações precisa ser declarada?

Uma constante dúvida para milhões de contribuintes é sobre em quais situações será preciso realizar a declaração do Imposto de Renda. As ações ainda são vistas como grande dúvida por parte dos contribuintes, se é necessário declarar ou não. A partir de agora saiba que não existe isenção em nenhum caso, se comprar ações no último ano vai precisar declarar para a Receita Federal.

Passou a valer a partir do último ano, de acordo com a Receita Federal incluiu a obrigatoriedade da declaração do Imposto de Renda para quem realizou a compra de criptomoedas como o Bitcoin acima dos R$ 5.000. Lembrando que nem sempre uma declaração de Imposto de Renda significa ter de pagar imposto.

Folha Sudoeste


Leia Este

PicPay Vagas Abertas Na Fintech

Como entrar em contato com o SAC do PicPay?

Está procurando contato através do PicPay? Sendo assim, preparamos uma lista da qual temos um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *