fbpx
Veja como identificar erros na declaração do Imposto de Renda
Superintendência da Receita Federal, em Brasília.

Veja como identificar erros na declaração do Imposto de Renda

Para quem precisa realizar a declaração do Imposto de Renda em 2022, é possível verificar erros comuns através de uma ferramenta do programa que identifica os possíveis problemas no preenchimento do documento, ou mesmo algum tipo de inconsistência que constaram na base de informações.

A ferramenta em questão se chama “Verificar pendências” e pode ser encontrada na barra esquerda da tela do programa, ou por meio de um atalho que será a tecla F5. Logo será feita uma busca por possíveis erros ao longo de sua declaração do Imposto de Renda e o contribuinte será avisado em relação à possíveis problemas que possam ocorrer, não deixando com que você entregue o informativo com pendências.

Em qualquer momento será possível realizar reparações em sua declaração, sendo fundamental a verificação destes dados antes de que o documento seja finalmente transferido para a Receita Federal. Durante o preenchimento da declaração os contribuintes precisam juntar uma série de documentos, sendo normal que os contribuintes em muitas situações cometam erros bobos.

Veja como as inconsistências aparecem no programa da Receita Federal

Desse modo, todas as inconsistências que forem cobradas vão ser classificadas como “erros” que vão ser sinalizados através de um triângulo vermelho no programa, ou então com avisos amarelos também no formato de triângulos. De acordo com a Receita Federal, os erros são inconsistentes e são o principal empecilho para que os contribuintes não possam terminar o preenchimento do Imposto de Renda.

Sempre que houver erros o programa irá emitir uma mensagem informando que existem erros, informando qual é o motivo que lhe impede de encerrar a declaração. Porém, a correção do problema não leva muito tempo e é indispensável realizar a reparação dos erros, para após isso finalizar o envio da declaração.

Uma outra situação de aviso que acontece para muitos contribuintes é que eles colocam o zero em cima dos valores da situação, como o saldo que constava em 31/12/2020 e no último dia de 2021. Isso mostra que deve ser declarado como foi realizada a compra e venda de um bem, seja de um carro, ações ou relacionado.

Por que o programa do Imposto de Renda nos emite esse alerta?

Atualmente, o programa trata de emitir um alerta por entender que alguma informação de importância e algum valor não foi declarada no informativo anual. E mesmo com o alerta, em uma situação onde ocorreu a compra e venda do bem no mesmo ano, é necessário mandar da mesma forma.

Para a correção de erros que pode ocorrer durante o momento da declaração, os avisos que são apontados pela ferramenta mostram que apenas é preciso clicar em cima do texto e o programa vai identificar onde que estão as inconsistências para terminar a sua declaração. Outra dica é não fazer o preenchimento das informações com pressa, o que pode ocasionar em travamentos no programa do IRPF.

O programa vai abrir uma janela automaticamente e mostrar qual a ficha que precisa ser corrigida. Trate de realizar as alterações necessárias no Imposto de Renda e marque o ok na ficha que foi corrigida, para após isso realizar o save e poder sair da janela sem nenhum problema.

Folha Sudoeste


Leia Este

PicPay Vagas Abertas Na Fintech

Como entrar em contato com o SAC do PicPay?

Está procurando contato através do PicPay? Sendo assim, preparamos uma lista da qual temos um …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *