fbpx
Imposto de Renda 2022: O que você precisa saber se não deseja cair na Malha Fina?

Imposto de Renda 2022: O que você precisa saber se não deseja cair na Malha Fina?

O contribuinte que deseja conferir se está na Malha Fina após realizar a sua declaração do Imposto de Renda, vai ser notificado pela Receita Federal para prestar contas no caso de ter sido identificada alguma pendência.

Porém, desde já, o mais recomendado é fazer a regularização de alguma informação que possa ter faltado em sua declaração. O pagamento da restituição, caso ele tenha direito, também acaba ficando retido até que o contribuinte regularize todas as pendências em seu nome.

Se por acaso você cair nesta situação, precisa se atentar e fazer a regularização dos seus dados juntamente à Receita Primeiramente, é preciso saber quais são os dados que precisam ser questionados e qual o motivo de o Leão ter lhe enviado uma alerta. Porém, existem casos em que o contribuinte precisa reunir uma documentação que é específica para o seu caso e enviar para a Receita Federal.

Declarações que acabam caindo na Malha Fina

Somente no último ano, quase 1 milhão de declarações acabaram caindo na tão temida Malha Fina, que corresponde a 2,4% do total que acabou sendo entregue após o prazo. De acordo com a Receita Federal, mais de 75% dos contribuintes que entram na Malha Fina, tinham valores à receber da Restituição e que acaba ficando retida até o momento em que o contribuinte regulariza a sua situação fiscal.

Entre os principais motivos que levaram os contribuintes à Malha Fina ao longo do último ano, a grande parte deles, que chega a até 41%, foi pelo fato de que houve uma omissão nas informações dos rendimentos sujeitos ao reajuste anual, seja por parte dos titulares como também dos dependentes que foram informados.

Para o contribuinte que acaba caindo na Malha Fina, a partir de então ele precisa seguir uma série de passos e toda uma burocracia para se regularizar. O contribuinte pode aguardar até que a Receita Federal realize o contato, onde o órgão vai entrar de enviar uma notificação e informando que existe a necessidade de que ele apresenta uma declaração de retificação.

O que fazer ao cair na Malha Fina do Imposto de Renda?

Uma vez que for confirmada que a Receita Federal decidiu por reter a sua declaração do Imposto de Renda e identificado que o contribuinte está na Malha Fina, o mesmo já pode e deve acessar o sistema do e-CAC e solicitar a antecipação da Malha, agendando uma data para atendimento em um dos postos da Receita Federal pelo país.

Porém a antecipação de contas do Imposto de Renda na maioria das situações não acontece da noite para o dia, o que acaba gerando uma nova dor de cabeça, além do fato de saber que está com uma série de restrições por estar na Malha Fina. A orientação para o contribuinte é de agendar o atendimento assim que receber a notificação de pendências da Receita. 

Uma das grandes reclamações e que não foi cumprida pelo Governo de Jair Bolsonaro é a ampliação do teto para ter de declarar o Imposto de Renda. Sendo assim, seguimos em defasagem.

Folha Sudoeste


Leia Este

Vale-Alimentação de R$ 900 é confirmado: Saiba se pode receber

Vale-Alimentação de R$ 900 é confirmado: Saiba se pode receber

Os servidores que trabalham sob o regime CLT recebem benefícios que são fundamentais para a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *