fbpx
Saque-extraordinário do FGTS: Até quando será possível fazer?

Saque-extraordinário do FGTS: Até quando será possível fazer?

Para quem está pensando em fazer o saque do dinheiro do FGTS, é preciso saber que todo trabalhador que tem conta do fundo deve ter algum valor em saldo disponível. O crédito ocorre de forma automática, caindo na conta do trabalhador que foi aberta no Caixa Tem.

O saque extraordinário do FGTS encerrou na último mês, no dia (15), quando os nascidos em dezembro puderam realizar o saque. Para quem nasceu entre janeiro e novembro, eles vão ter os mesmos recursos liberados.

A Caixa Econômica Federal realizou um breve comunicado, onde informou que quem não realizar o saque dentro do período estimulado, terá como sacar os valores até o dia 15 de dezembro. Para fazer o saque do dinheiro, é necessário que o trabalhador possua saldo disponível em sua conta do FGTS, tanto ativa como também em inativas.

Como é feito o crédito do saque na conta do FGTS?

O valor que vai ser liberado será de até R$ 1.000. Porém, para os trabalhadores que não tiveram os valores liberados automaticamente, eles vão precisar solicitar a liberação dos recursos.

O banco também informou que pode haver o bloqueio dos recursos e que isso pode ocorrer devido a alguns fatores. Entre eles, os mais comuns incluem a garantia de operações de crédito e antecipação do saque aniversário, ou mesmo algo mais sério, como uma determinação judicial.

Como realizar a consulta de valores do fundo em conta?

A consulta pode ser feita a partir do site do FGTS, onde nele é possível fazer a consulta de se tem direito ou não ao Saque Extraordinário do FGTS, além de consultar a data para que o crédito caia na conta poupança social digital.

Através do app do FGTS é possível informar sobre não sacar os valores do FGTS para uma conta pessoal, onde o fundo irá retornar para a conta de origem. Os saques do FGTS podem ser feitos tanto por contas que estão ativas como também inativas. E para quem possui mais de uma conta no FGTS, primeiramente será liberado os valores de contratos de trabalhos já extintos.

A Caixa Econômica Federal ressalta que nenhum trabalhador é obrigado a realizar o saque do FGTS. Para ter essa informação, basta acessar o aplicativo do FGTS ou se dirigir a uma das agências da Caixa Econômica Federal para informar que não tem interesse em receber o crédito. Também é possível optar por desfazer o crédito automático no Caixa Tem.

Um pouco mais sobre o FGTS

O FGTS é uma poupança que é aberta pela empresa em nome do trabalhador e que funciona como garantia para fazer a proteção em casos de demissão sem justa causa. Os valores do FGTS devem pertencer exclusivamente ao trabalhador, e apenas em situações especiais, como é o caso do Saque-Extraordinário, pode ser sacado sem que o trabalhador tenha deixado o emprego.

O empregador deve fazer um aporte mensal e que corresponda a até 8% do valor do salário do trabalhador, também recebendo um aporte sobre outros benefícios do empregado, como as férias.

Folha Sudoeste


Leia Este

Saiba como atualizar o Caixa Tem para empréstimo

Saiba como atualizar o Caixa Tem para empréstimo

O aplicativo Caixa Tem foi criado com a prerrogativa de possibilitar os pagamentos do Auxílio …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *