fbpx
Uso de cheques no país já caiu 93% desde 1995

Juros do cheque especial recua no mês de outubro

O mês de outubro marcou um leve recuo nas taxas de juros do cheque especial, que despencou para 128% ao ano. Já o crédito rotativo fechou em 344%, com o reforço dos analistas financeiros de que estas taxas referenciais vão voltar a subir devido ao aumento da Selic.

O recuo do cheque especial no mês de outubro foi leve, recuando dos 129,6% do mês de setembro para o atual 128,8% que foi registrado em outubro. Esse valor é maior que a taxa de 112,3% anual que foi registrado em outubro de 2020.

Os números foram divulgados pela Nota Monetária de Crédito, divulgado na última sexta-feira (26) pelo Banco Central do Brasil. Ficou estabelecido em 2020 que a modalidade não pode ultrapassar o teto de 8% mensal, que equivale a 151,8%, como foi estipulado pelo Banco Central.

Juros do cartão de crédito rotativo subiu em outubro

No mesmo período, o juro médio para o cartão de crédito rotativo subiu pelo quarto mês consecutivo. Essa taxa passou de 339,5% ao ano que foi registrada em setembro para o último índice de outubro, que fechou em 343,6%.

Essa modalidade é a mais cara do mercado de crédito, onde o rotativo é estabelecido quando o cliente não paga o valor integral da fatura até a data final do mês o que mostra mais uma vez que é extrema importância sempre quitar todas as compras antes da data de vencimento e sem optar por um parcelamento.

Com o último avanço da taxa básica de juros, que definiu a Selic a 7,75% ao ano, a tendência é de que as taxas de todas as modalidades subam nos próximos meses.

Opção pelo crédito consignado

Uma alternativa para solicitar empréstimo pelo cheque especial ou cartão de crédito, está em apostar na taxa de crédito consignado, que avançou levemente para 19,7% ao ano em outubro, ante os 19% anuais que haviam sido registrados no mês de setembro.

Por haver desconto na folha de pagamento do funcionário ou aposentado, o crédito consignado é considerado a opção de empréstimo mais barata do mercado, por oferecer um menor risco de inadimplência.

Dicas para não entrar no cheque especial

Ainda são muitos os brasileiros que utilizam essa modalidade, mas não sabem do que se trata. Se você não sabe do que se trata realmente o cheque especial, ele se trata de um cheque que emite uma ordem de pagamento à vista, em que você autoriza a instituição financeira a realizar o débito do valor na sua conta para algum tipo de pagamento, sobretudo dívidas bancárias.

Porém, por ser uma possibilidade real de endividamento, o recomendado é só utilizar em casos de emergência, pois como o próprio nome indica, ele deve ser usado somente em casos de compras que você não faça com muita ocorrência, como todos os meses.

Desde abril de 2020, os bancos ficaram autorizados a cobrar uma taxa mensal do juros do cheque especial não pode passar de até 8%, o que ao longo do ano significa uma cobrança de 152%. O valor médio até diminuiu, que já chegou a ser de 300% ao ano.

Folha Sudoeste


Leia Este

Empréstimo pessoal do Nubank pode começar a ser quitado após 90 dias

Empréstimo pessoal do Nubank pode começar a ser quitado após 90 dias

Pensando sempre na possibilidade de que as pessoas possam ter melhores opções para acessar os …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *