fbpx
Cursos EAD que são reconhecidos pelo MEC

Cursos EAD que são reconhecidos pelo MEC

Na hora que você está por escolher o seu curso à distância (EAD), é preciso saber se a instituição financeira está com uma boa reputação, atendendo a todos os requisitos de qualidade e principalmente se esta instituição tem os seus cursos reconhecidos pelo MEC.

A educação à distância já virou uma realidade no Brasil, seja para o oferecimento de cursos técnicos ou até mesmo graduação. De acordo com uma pesquisa do Inep, o número de novos alunos que estão matriculados em cursos à distância de 2009 a 2019, passou de 330 mil estudantes para 1 milhão e meio, o que representa um aumento de 378%.

Não entre em uma Universidade que não é reconhecida pelo MEC

Entrar em uma instituição que não possui um reconhecimento do MEC pode acarretar diversos problemas na sua carreira profissional, sobretudo com relação à validade do seu diploma e de sua aceitação até em outras universidades que são reconhecidas pelo MEC.

E para ajudar você a encontrar um curso válido, nós separamos uma lista de cursos técnicos à distância que possuem a sua excelência reconhecida pelo MEC.

Análise e desenvolvimento de sistemas

Com duração de 5 semestres, a graduação neste curso vai lhe permitir explorar a tecnologia da informação e comunicação com maior entendimento, além de adquirir autonomia intelectual.

Aqui você aprenderá os seguintes temas:

  • Banco de dados;
  • Segurança da informação;
  • Engenharia de software;
  • Computação em nuvem;

Automação Industrial

Atuando na área de automação e mecatrônica, com duração de até 6 semestres, este curso irá te preparar para atuar na modernização de técnicas para a produção que é utilizada nas indústrias.

Você irá aprender sobre atividades de planejamento, instalação e supervisão de sistemas para automação e integração, utilizando das últimas tecnologias disponíveis, como sensores, transdutores e redes industriais.

Gestão de Produção Industrial

Especialização na área de gestão por um período de 6 semestres, este curso vai capacitar os profissionais em nível tecnológico para gerir a produção e serviços industriais, dando ênfase ao planejamento, além de gerenciar e controlar os processos organizacionais.

Onde encontrar cursos EAD que são reconhecidos pelo MEC?

É possível encontrar cursos EAD por diversos estados do Brasil, onde além de você receber a credencial do Ministério da Educação, aqui a excelência também é reconhecida, tanto para os cursos técnicos como também para os cursos de graduação.

O ensino à distância está autorizado pelo Ministério da Educação, de acordo com o decreto 5.622 do dia 19 de dezembro de 2005. É importante mencionar neste contexto que existe uma grande diferença entre a instituição obter a autorização para oferecer cursos EAD do que ter os seus cursos à distância reconhecidos pelo MEC.

Avaliação do MEC para cursos EAD

Para que uma instituição de ensino seja credenciada pelo MEC, existem alguns requisitos de qualidade que são definidos pelo Ministério da Educação e que norteiam a avaliação:

  • Avaliação;
  • Material didático;
  • Concepção de educação descrita no currículo;
  • Sistemas de comunicação;
  • Infraestrutura para apoiar os estudantes;
  • Sustentabilidade financeira;

Apesar desses requisitos básicos, não existe apenas um único modelo EAD e cada sistema vai possuir a sua complexidade.

Folha Sudoeste


Leia Este

Tempo de Aprender Curso De Alfabetização

Tempo De Aprender Cursos Para Desenvolvimento Da Educação

Programa Tempo De Aprender Cursos Para Desenvolvimento Da Educação disponibilizado pelo MEC de forma gratuita …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *