fbpx
Programa ProUni

Termina hoje prazo para se inscrever no Prouni

Programa ProuniOs interessados em garantir bolsas de estudos de 50 a até 100% de gratuidade em Universidades privadas de todo o país, tem até hoje, terça-feira (2) para se inscreverem no ProUni com a nota do último Enem. O resultado dos aprovados irá acontecer nesta sexta-feira, 5.

Devem informar o seu número e senha do Enem e assim terão acesso a fazer sua inscrição na página do programa. Logo após o resultado na próxima sexta-feira, os selecionados terão do dia 8 até 12 de março para realizarem as suas matrículas.

O que diz o MEC

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), ao contrário do que normalmente ocorre na segunda chamada, a inscrição na lista de espera desta vez não será feita de forma automática. Assim os candidatos que participaram do Processo Seletivo 2021 vão precisar pleitear uma chance.

Todas as vagas abertas para atualmente na lista de espera não irão valer para os novos inscritos.

Para este ano, o Prouni irá dispor até 162 mil bolsas para 13.117 cursos em 1.031 instituições de ensino privado em todo o país. Desse total, 52.839 irão ser aplicadas na modalidade a distancia, que se popularizou durante a pandemia.

Em relação aos cursos disponíveis na fila de espera, a divulgação das vagas irá ser feita aos poucos, de acordo com a disponibilidade. O interessado deverá acessar o sistema todos os dias, não que isso seja um requisito, mas assim ele poderá acompanhar se foi chamado ou não.

Como fazer a inscrição?

Os estudantes devem fazer a inscrição no portal do programa, http://prouniportal.mec.gov.br/.

Ressaltamos que o MEC não envie mensagens informando sobre a aprovação. Caso voce seja pré-aprovado, o candidato também deve ficar atento ao prazo para apresentar a documentação que é exigida para comprovar renda, identificação, escolaridade e endereço.

Sobre o Prouni

O Prouni é um programa do Governo, oferecendo bolsas de estudos integrais e parciais de até 50% em instituições privadas de ensino superior. Para que voce tenha acesso a bolsa integral de estudos, o estudante deve comprovar uma renda mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Se for para concorrer a uma bolsa parcial, a renda brutal mensal não pode passar de 3 salários mínimos por família.

Também é necessário que o estudante tenha cursado o Ensino Médio Completo em Escola Pública ou na rede privada. Para a segunda opção, é preciso comprovar ter tido bolsa de estudos no Ensino Médio.

Os professores da Rede Pública também podem concorrer a uma vaga. Para estes não se aplica nenhum tipo de classificação ou limite de renda, como acontece com os outros candidatos.

Para concorrer, o candidato precisa ter feito a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio, ENEM e ter feito no mínimo 450 pontos. Neste ano, por conta da pandemia de COVID-19 que afetou a aplicação da prova em 2020, a prova de 2019 é que irá servir como base.

Mesmo em um ano que ainda se inicia de maneira conturbada, é de total importancia que a educação continue a ser uma pauta para o Governo Federal. Faça a sua inscrição e te desejamos desde já Boa sorte!

Folha Sudoeste


Leia Este

ETE PE Inscrições 2021 Cursos Técnicos

Atualmente as cidades de Pernambuco dispõe de uma rede ampliada em instituições que disponibilizam o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *