Uma nova prática dos golpistas está chamando a atenção. Eles estão tentando acessar o aplicativo do Caixa Tem ao inserir o CPF do titular da conta. Uma série de novos golpes bancários surgiram ao longo das últimas semanas, sendo que o saque do FGTS tem provavelmente sido um dos maiores alvos.
Não está tendo muita importância qual for a modalidade escolhida, até por que esse golpe só pode ser feito a partir do próprio aplicativo do FGTS. O saque extraordinário pode liberar até R$ 1 mil, que pode ser recebido diretamente na poupança social digital do Caixa Tem.
Estamos vendo como é cada vez mais fácil encontrar os dados dos cidadãos na Internet, e o app do FGTS tem sido um desses alvos dos golpistas para encontrar os dados dos usuários e tentar acessar os fundos como se fossem o titular da conta.
O que se deve fazer para se proteger?
Obviamente que é necessário tomar cada vez mais cuidado com os golpes que ocorrem nas redes sociais, que de fato estão cada vez mais frequentes no Brasil. Não se deve acessar algum endereço a partir de links que não sejam confiáveis ou conhecidos, principalmente se forem de contas do Telegram, WhatsApp ou E-mail.
Também é recomendado que o login da Caixa seja criado o mais rápido possível, evitando assim que terceiros usem o os seus dados como o CPF, nome, data de nascimento e telefone.
Após completar o cadastro, é preciso atualizar os dados para estar autorizado a movimentar a conta, ressaltando que o e-mail é o meio de comunicação oficial para quem deseja obter informações da conta. Jamais acredite em links personalizados que lhe forem enviados.
O que o golpe do FGTS está colocando em prática?
O golpe do FGTS tem posto em prática uma série de estelionatários que tentam acessar as contas a partir do CPF do titular, criando o nome da conta em quem ainda não realizou o cadastro.
A estratégia tem sido muito utilizada, pois quem já possui o cadastro também corre um alto risco de ser enganado em um golpe como o que tem sido praticado com o saldo do FGTS. Isso ocorre por meio de informações que foram repassadas a partir de sites fakes.
Outra estratégia que tem sido muito aplicada pelos sites fakes é utilizar a opção “Esqueci minha senha”, o que permite alterar o e-mail e atualizar novamente os dados do cidadão.
O que as vítimas podem fazer para se prevenir?
Algumas pessoas também podem cair neste golpe a partir de um print screen (captura de tela) com todas as informações necessárias, como o extrato da conta, além de o valor que foi transferido e para quem o dinheiro foi enviado.
Tendo estas informações, a pessoa que foi vítima pode e deve exercer o seu direito de se dirigir à uma agência da Caixa Econômica Federal, para formalizar uma denúncia. Os beneficiários do FGTS nem sempre estão informados sobre o que se está tratando e como funciona o saldo do fundo. Isso pode ajudar nos planos dos golpistas, que conseguem chegar até pessoas que não são muito informadas