Debate da Globo desta quinta-feira (29) reúne candidatos à Presidência

A Rede Globo irá transmitir o último debate do primeiro turno entre os candidatos àPresidência da República nesta quinta-feira (29). O debate será mediado pelo âncora do Jornal Nacional, Willian Bonner, que também será transmitido pelo Globo Play, a plataforma digital da emissora.

Estarão participando do debate os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Ciro Gomes (PDT), Jair Messias Bolsonaro (PL), Luiz Felipe D’Ávila (NOVO), Simone Tebet (MDB), Soraya Thronicke (União Brasil) e Padre Kelmon (PTB).

De acordo com o que consta na Lei Eleitoral, foram convidados os candidatos de todos os partidos que possuem representação no Congresso Nacional, com no mínimo cinco parlamentares e que também não tenham nenhum impedimento na justiça, seja de cunho eleitoral ou comum.

Regras do debate da Globo

O posicionamento dos candidatos no estúdio foi definido por ordem alfabética. Desse modo, o primeiro posicionado será Ciro Gomes, o candidato do PDT.

O debate vai ser dividido em ao menos quatro blocos: o primeiro e o terceiro serão livres, o segundo e o quarto vão ser determinados. Ao terminar o último bloco, cada candidato terá direito a realizar as suas considerações finais.

Para este ano, o debate da Globo vai contar com uma nova regra em relação aos que foram realizados em outros anos: os candidatos terão direito a dividir o tempo para a resposta e a réplica. Dentro de três minutos, que o candidato terá liberdade para utilizar da forma que quiser.

Como serão as respostas no debate?

O cronometro vai ser parado assim que o candidato sinalizar de que terminou de responder a outra pergunta do outro candidato. Para as perguntas, os candidatos vão ter até 30 segundos, além de um minuto para a réplica.

Todas as perguntas serão sorteadas previamente, sendo sempre feitas de candidato para candidato. O candidato poderá fazer a pergunta para outro de livre escolha, entre aqueles que ainda não responderam no bloco.

Moro rebate Lula; Janones ironiza

O candidato à uma vaga no Senado pelo Paraná, o ex-juiz Sergio Moro (União), afirmou na manhã desta quinta-feira (29), confirmou que irá assistir ao debate das 22h30 na Rede Globo, que irá contar com a presença dos principais candidatos ao posto de Presidente da República, como Lula e o seu ex aliado, Jair Messias Bolsonaro.

Moro comentou que será um “detector de mentiras” do candidato petista e a fala repercutiu, até o deputado federal André Janones (Avante-MG) e que é aliado de Lula ironizar nas redes sociais.

Sergio Moro comentou que pretende analisar como Lula irá reagir sobre as perguntas relacionadas à “corrupção” em seus passados Governos. Após os comentários no Twitter, Janones ironizou o juiz que atuou na Lava Jato e comentou que o mesmo deveria estar distribuindo curriculum.

O primeiro turno das Eleições será no próximo domingo (2). Pelo que indicam as principais pesquisas, como do IPEC, Data Folha e da Quaest, o candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva deve ser eleito, o que ainda precisa se saber é se a vitória ocorrerá no primeiro ou segundo turno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima