Em uma cerimônia de posse que irá entrar para a história, Luiz Inácio Lula da Silva recebeu a faixa presencial das mãos do povo brasileiro e será o Presidente do País durante os próximos 4 anos, em seu terceiro mandato presidencial.
A emblemática posse de Lula teve como um dos momentos mais marcantes a presença de uma criança, de um indígena, de um negro, de uma mulher, um operário e uma pessoa com deficiência, mostrando o seu objetivo de reestabelecer a inclusão e os direitos de todos os cidadãos do país.
O ato ocorreu neste primeiro dia de 2023, onde o Presidente Eleito subiu a rampa ao lado da primeira dama Rosângela Lula da Silva, do vice-presidente Geraldo Alckmin e sua esposa Maria Lúcia Guimarães Ribeiro Alckmin, além da catadora Aline Sousa, o cacique Raoni, o jovem Francisco de apenas 10 anos, o militante Flávio Pereira, a cozinheira Jucimara Fausto dos Santos e Ivan Baron, jovem que teve paralisia cerebral causada por uma meningite durante a infância.
Jair Bolsonaro despreza rito democrático e apoiadores de Lula não perdoam
O Ex-PresidenteJair Bolsonaro quebrou o protocolo e se recusou a passar a faixa da presidência para o seu sucessor, o que já era previsto pois o mesmo havia embarcado para os Estados Unidos na última sexta-feira (30), onde irá estabelecer laços com o Ex-Presidente norte-americano Donald Trump.
Uma das maiores dúvidas que acompanharam a cerimônia da entrega da faixa, além da segurança do Presidente, era sobre quem iria passar a mesma para Lula. Porém as vésperas do evento os detalhes haviam ficado mais restritos, ainda mais com a fala da primeira dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, que garantiu que o povo iria fazer este ato, o que de fato ocorreu.
Bolsonaro foi hostilizado pelos apoiadores de Lula, que durante uma parte do discurso oficial de posse, após a passagem pelo Congresso, pediram para que não haja anistia com o ex-presidente. Lula também realizou várias menções ao antigo mandatário da República, afirmando que o seu Governo apenas deixou miséria, aumento da desigualdade social e feminicídios, além da disseminação de ódio e divisão do país.
Retorno de Lula é destaque positivo no Exterior
“Esperança, alegria e euforia”, estes foram apenas alguns dos termos para definir o momento que os governos de boa parte do mundo esperam para o Brasil a partir de 2023, com a mudança de Presidente e com um novo olhar para o cenário político global, de compromisso sustentável, econômico e de reestabelecer laços que foram perdidos ao longo dos últimos 4 anos.
O jornal britânico The Guardian destacou que Lula prometeu tirar o Brasil do estado devastado que se encontra após 4 anos de Jair Bolsonaro, logo depois dele ser empossado como novo Presidente da maior nação da América Latina.
Outro veículo britânico que destacou positivamente a posse de Lula foi a BBC News, dando ênfase a multidão de apoiadores que se animaram e estiveram em Brasília para apoiar o Presidente de Centro-Esquerda. O jornal francês Le Monde também realizou o seu destaque para o discurso no Congresso e classificou Lula como um dos grandes “ícones da esquerda brasileira”, já planejando uma reaproximação com o país da Torre Eiffel.
Para terminar, o comentário que talvez melhor tenha descrito esse momento da volta da esperança e alegria no Brasil foi o South China Morning Post, jornal com sede em Hong Kong e que definiu o evento deste domingo como “Lulapalooza”, em menção ao mar de apoiadores em vermelho.