A Pesquisa Ipec foi realizada presencialmente, a mando da contratação da TV Globo e divulgada nesta última terça-feira (20), apontando que o ex-presidenteLuiz Inácio Lula da Silva está liderando a corrida no estado de São Paulo, com 43% das intenções de voto. Mesmo com um leve avanço do candidato do PL, Jair Bolsonaro, o petista segue com uma larga vantagem no estado mais populoso do país.
Bolsonaro que está na segunda posição, aparece com 33% das intenções de voto no estado. Vale ressaltar que os resultados se tratam de uma perspectiva de votos, quando os entrevistados recebem uma lista de todos os candidatos e definem no momento qual é a sua escolha preferencial para Presidente.
Distância considerável de Lula sobre Bolsonaro em São Paulo
Neste momento, a distância de Lula sobre Jair Bolsonaro é relativamente confortável, com 10 pontos. Ainda que a vantagem de Lula tenha sido de até 16 pontos no início do mês, com a margem atual é bem provável que o petista venha a garantir a vitória sobre o candidato do PL em São Paulo. Também é preciso considerar a margem de erro da pesquisa que é de dois pontos percentuais, tanto para cima como para baixo.
Logo em sequência, aparecem Ciro e Simone Tebet que estão empatados. Ciro que é o candidato pelo PDT, apresenta 5% das intenções de voto, oscilando um ponto para baixo. Em um empate numérico com a candidata Simone Tebet do MDB, ficando estável com os mesmos 5% que já havia apresentado em uma pesquisa anterior.
Para completar a lista, aparece Soraya Thronicke do União Brasil que está oscilando um ponto para cima, saindo de 1% para 2%, contra 1% do candidato do Partido Novo, Luiz Felipe D’Avila. Os demais candidatos não chegam a somar 1% das intenções de voto, de acordo com a pesquisa IPEC.
Pressão por voto em Lula aumenta no PDT
Ciro Gomes segue estagnado nas pesquisas e isso aumentou ainda mais quando ele realizou tentativas de ataques fracassados contra o PT, o que acabou fazendo com que alas do PDT estejam resistindo à pressão e bancando a atual candidatura de Ciro, enquanto o candidato insiste em comentar que está sendo atacado por “fake news”.
Ao longo dos últimos dias, grupos significativos aderiram à campanha de Lula nos diretórios do PDT em alguns estados do país, como em São Paulo. O Presidente estadual do PDT, Ronaldo Lessa já assinou um manifesto onde sinaliza o apoio para Lula.
Voto em Lula está se transformando em um processo social
Para o Professor Francisco Teixeira, a pressão pelo voto Lula está se tornando um fenômeno social, surgindo de forma natural em vários estados do país, sobretudo na região Sudeste.
Vários apoiadores históricos de Brizola também estão falando sobre a necessidade de declarar o voto em Lula no Segundo Turno, pois a neutralidade será “Impossível”. Sendo assim o apoio para Lula no objetivo de derrotar Bolsonaro será certo por parte do PDT.
Gostou da novidade de ver assuntos sobre política aqui no Folha? Deixe aqui o seu comentário!