Lula vai até o STF após invasão em atentado à democracia

Após realizar uma vistoria dos estragos que foram promovidos pelos invasores no Palácio do Planalto, durante este último domingo (8), o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se deslocou até a sede do Supremo Tribunal Federal, para se encontrar com o Presidente da Corte, Rosa Weber, além dos ministros Roberto Barroso e Dias Toffoli.

Em paralelo, o Ministro da Justiça, Flávio Dino, esteve reunido com o Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, altamente criticado nas redes e inclusive já tendo recebido o pedido de lulistas para que seja despedido por Lula.

Prédio do STF foi retomado no final deste domingo (8)

A Segurança do STF juntamente com a Tropa de Choque conseguiu retomar o poder do prédio por volta das 17h, que ocorreu cerca de uma hora após a invasão. Algumas pessoas foram detidas na parte da garagem.

Os terroristas tomaram o prédio por volta das 15h30 de ontem, sendo que para a tropa de choque chegar ao local e conseguir cercar e tomar a região novamente, o procedimento demorou cerca de 1 hora e meia. Os invasores destruíram uma série de objetos que não poderão mais ser recuperados, destruindo vidros, câmeras e boa parte da mobília que se encontrava no STF.

Também existe a informação de que um busto de Rui Barbosa foi destruído, homem responsável pela criação da Primeira Corte, tão odiada atualmente por fanáticos bolsonaristas.

Invasão ocorreu ao Congresso, STF e Planalto

Milhares de extremistas ao invadirem o Congresso, STF e Planalto destruíram vidros, câmaras e a mobília. O primeiro prédio a ser atacado foi o Congresso, enfrentando policiais que não realizaram o bloqueio da área prévio, conseguiram subir a Rampa do Congresso e então tomaram as famosas cúpulas.

Também quebraram a vidraça do Salão Nobre e deram sua entrada no Congresso Nacional para continuar as cenas de terror, apesar da resistência que enfrentaram da Polícia Legislativa.

Ainda na tarde deste último domingo, Lula viajou até o interior paulista, para a cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, quando comunicou a sua decisão para a Imprensa. O Presidente também realizou esta viagem prévia antes de voltar a Brasília para averiguar a situação da cidade após enfrentar fortes chuvas nesse início de ano.

Lula decreta intervenção federal em Brasília

Três horas após as ações de terrorismo a Praça dos Três Poderes em Brasília, o Presidente Lula anunciou que haverá uma intervenção Federal na capital federal até 31 de janeiro. A decisão foi comunicada a imprensa ainda quando ele estava em Araraquara.

Durante o seu pronunciamento, Lula voltou a criticar a gestão que Bolsonaro teve ao longo dos últimos 4 anos, ressaltando que os responsáveis pelos protestos são golpistas e que todos os seus financiadores devem ser punidos. Outra crítica que foi realizada até mesmo por políticos e representantes da direita, foi que até parentes da família Bolsonaro estavam presentes na invasão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima