Home / Geral / Pix parcelado é uma boa opção para quem não tem cartão de crédito?

Pix parcelado é uma boa opção para quem não tem cartão de crédito?

A nova funcionalidade do Pix parcelado foi inicialmente aprovada pelas instituições Santander, PicPay e Mercado Pago. Lançado pelo Banco Central o Pix chegou com o intuito de facilitar a vida de muitas pessoas e de reduzir com as cobranças inúteis e que muitas vezes ocorriam com o cartão de crédito. As suas novas modalidades seguem chamando a atenção e inclusive a ferramenta de pagamentos deve chegar ao exterior.

Com a nova função do Pix parcelado, é possível testar essa opção e realizar pagamentos em até 24 parcelas, algo que não é habitual nem mesmo no cartão de crédito. A nova função está aos poucos chegando nas instituições financeiras, ainda que com algumas dúvidas pelas poucas informações que foram até o momento passadas.

A funcionalidade do Pix Parcelado nada mais se trata do que um adiantamento feito pelos bancos. As informações são fornecidas para os clientes através da instituição que esteja escolhendo por realizar o pagamento nesta função.

O que pode mudar no Pix parcelado?

Cada instituição financeira tem neste momento liberdade para definir como os seus usuários vão poder utilizar essa ferramenta. Para quem for utilizar no Mercado Pago, será possível realizar o pagamento através do parcelamento em algumas situações de compra, tais como já ocorre nos pagamentos por QR Code e PIX Copia e Cola.

Agora para quem realizar os pagamentos no PicPay, o Pix parcelado até o momento só serve para compras, embora não seja possível realizar transferências para outras pessoas. O Pix também pode ser parcelado pelo cartão de crédito, ao contrário do que ocorre atualmente no Mercado Pago.

No exemplo do Banco Santander, a modalidade já está liberada em qualquer modalidade de pagamento que utilize o Pix, que vai desde transações para pessoas físicas ou mesmo em um parcelamento de compras que pode chegar a até 24 parcelas.

Antes de definir qual a melhor forma de parcelamento, apenas é preciso realizar uma análise para definir o que será mais conveniente no momento. Vale ressaltar que o cartão de crédito nem sempre possui opções para pagar parcelado, enquanto que no Pix parcelado além dessa opção, não haverá cobrança de taxas.

Quando pode ser oportuno realizar um pagamento parcelado?

Em algumas situações é bem melhor realizar um pagamento parcelado com o Pix. Se essa pessoa não tiver saldo em conta ou mesmo não tenha intenção de pagar todo o valor a vista, é possível optar pelo Pix parcelado e escapar de juros que certamente seriam aplicados na maioria dos cartões de crédito.

Também se pode considerar a utilização do Pix parcelado quando há um saldo em conta, porém se deseja preservar o orçamento mensal ao invés de poder terminar com todo o saldo em um único pagamento, a depender do valor da compra. Caso a pessoa tenha a intenção de concentrar os gastos na fatura do cartão de crédito, esse pode ser mais um recurso a se considerar.

Na comparação com o Pix parcelado, ao utilizar o Pix tradicional o valor da transação já desconta o valor em sua conta imediatamente.

Deixe Uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Pesquise No Site Aqui

Categorias Folha Sudoeste

x

Check Also

Estabilizador de Celular Eficiente

Estabilizador Para Celular Bem Eficiente e Barato

Se você é apaixonado por fotografia e fazer vídeos para tiktok, sua rede social ou ...