PIX Saque e PIX Troco: veja onde é possível utilizar

Atualmente existem cerca de 15 mil pontos de atendimento que já passaram a oferecer o Pix Saque e o Pix Troco, distribuídos entre estabelecimentos comerciais, correspondentes bancários e caixas eletrônicos. Com o sucesso das transações via Pix, sendo cada vez mais utilizada pelos brasileiros, o Banco Central decidiu por lançar as modalidades Pix Saque e Troco.

Lançados em novembro de 2021, apesar de tudo estas modalidades ainda não caíram totalmente nas graças do público. A oferta dos novos produtos do Pix são opcionais e isso depende muito da aceitação de cada loja.

O Banco Central do Brasil realizou um estudo recente, onde constatou que existem atualmente 15 mil pontos de atendimento que já oferecem o Pix Saque e o Pix Troco, sendo que essa relação de postos disponíveis podem ser consultadas no formato de Dados Abertos. Os usuários ainda podem encontrar as modalidades através de um mapa virtual.

Como conferir onde as novas modalidades do Pix estão disponíveis?

É possível conferir onde as novas funcionalidades do Pix já estão disponíveis, através do site mapapix.com.br, indicando a localização e o mapa vai indicar quais são os estabelecimentos que vão oferecer o Pix Saque e o Pix Troco nas regiões do Brasil. É uma modalidade benéfica, sobretudo para os comerciantes que registram problemas para oferecer troco em espécie para os seus clientes.

O usuário vai ler um QR Code e fazer um Pix da sua conta para a conta do agente que está disponibilizando este serviço, sendo que neste momento ele irá realizar a transferência para o comerciante em troca de dinheiro em espécie.

Tanto a modalidade Pix Saque como também no Pix Troco, essas funcionalidades dependem de uma alta tecnologia. Para a modalidade de saque, o dinheiro em espécie é correspondente ao valor que foi transferido com o Pix.

Já em relação ao Pix Troco, o valor que será entregue ao usuário corresponde a diferença entre o valor total do Pix e o valor que foi gasto para realizar a compra. O Banco Central do Brasil definiu que cada usuário terá o limite de até oito operações gratuitas por mês se for uma pessoa física.

Limite atual para transações

O limite máximo das transações do Pix Saque e do Pix Troco será de até R$ 500 durante o dia, caindo para R$ 100 no período noturno (20h às 6h), sendo que de acordo com o Banco Central do Brasil essa é uma medida para ter mais segurança durante o período noturno.

Existe já uma certa liberdade para os ofertantes dos novos produtos do Pix, trabalhando com limites que são inferiores e que eles não consideram que seja o suficiente para os seus fins. Os usuários não podem ser cobrados pelos agentes de saque, pois isso configura uma regularidade.

A qualquer momento, o usuário que realiza o pagamento com Pix pode realizar a solicitção de um aumento, desde que não passe pelo limite que foi passado pelo Banco Central, obedecendo os limites que são maiores durante o dia e que por conta da segurança são maiores durante a noite.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima