++PIX Passará A Ser Monitorado Pela Receita Federal
Home / Economia / PIX Passará A Ser Monitorado Pela Receita Federal

PIX Passará A Ser Monitorado Pela Receita Federal

O PIX passará a ser monitorado pelo Fisco. Isso acontecerá nas operações que são realizadas através de instituições financeiras, cooperativas e intermediadores de crédito.

As transferências começam a ser monitoradas pela Receita Federal. O Convênio ICMS 134/2016 foi alterado por um novo documento, o Convênio ICMS 166/2022. Essa modificação que permitiu essa mudança. O Conselho Nacional de Política Fazendária foi o responsável pela mudança que impactará no funcionamento do Pix.

OPix é um sistema de transferências instantâneas criado peloBanco Central, em operação desde 2020. De lá pra cá, tornou- se muito popular no Brasil, consolidando-se como o sistema de transferência mais usado. Atualmente, conta com o número de chaves cadastradas em torno dos 500 milhões. O sucesso do sistema se deve a tanto à sua praticidade, quanto pelo fato de sua ausência de taxas, diferentemente de outros métodos.

File:Logo - pix powered by Banco Central (Brazil, 2020).png - Wikimedia Commons

Mas como será feito esse monitoramento? Aqui, explicamos para que ela fique mais clara.

Como será o monitoramento?

A Receita Federal é o órgão federal responsável por fiscalizar as questões financeiras de pessoas físicas e jurídicas. Seu foco principal é em relação à cobrança de impostos, evitando sonegação e movimentações suspeitas.

Dito isso, podemos dizer que não é apenas o Pix que será monitorado. Toda e qualquer transação financeira realizada no Brasil é monitorada, de certa forma, pela Receita Federal. Com esse monitoramento, caso sejam detectadas irregularidades em transações Pix, nas declarações do Imposto de Renda ou nas contribuições de pessoa física e jurídica, haverão consequências previstas em lei.

Uma dos problemas que a Receita Federal identifica nas transações via Pix é em relação a sonegação de impostos. A Receita Federal pode cobrar impostos atrasados de um titular da conta retroagindo em até 5 anos. No entanto, para o caso do Pix, o Fisco pode retroagir até novembro de 2020. Isso considerando o lançamento da ferramenta.

O monitoramento será direcionado tanto a empresas quanto a pessoas físicas.

Mudanças experimentadas desde o início do ano

Como já explicamos aqui, desde 02/01/2023 o Pix vem passando por algumas mudanças importantes. As regras delimitam, por exemplo, limites de valores movimentados por dia, a modalidade Saque e Troco, entre outras. Também vem sendo implementada a modalidade crédito em transações com Pix.

Agora, pessoas físicas ou empresas recebem na hora e, depois disso, usuário(as) tem tempo de pagar o banco, por parcelas regulares. Para fazer isso, o valor do Pix deve estar no limite do cartão de crédito do(a) usuário(a). Ele aparecerá na fatura.

Deixe Uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Pesquise No Site Aqui

Categorias Folha Sudoeste

x

Check Also

BNDES LCD Investimento Proposto Título Sem Imposto De Renda

Novo Título De Investimento Do Governo Federal BNDES LCD

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES apresentou ao Congresso Nacional propostas ...