fbpx

Vagas Em TI Para Pessoas Com Baixa Experiência Cresce 173%

Vagas, Cursos Na Área Da TecnologiaUm levantamento realizado pela GeekHunter, marketplace especializado no recrutamento de profissionais de TI, mostra que houve um aumento de 173% nas vagas em tecnologia para profissionais juniores. Define-se como profissionais juniores aqueles com até dois anos de experiência. Para os plenos, que têm entre dois a seis anos de carreira, o crescimento é ainda maior, no caso, na ordem de 344%.

Uma possível explicação para isso talvez esteja numa nova estratégia de contratação que tem se tornado comum nas empresas de TI. Diante da falta de profissionais qualificados e diante de demanda alta por esses profissionais, as empresas estão direcionando esforços para buscar profissionais de menor experiência. Estes, muitas vezes, são contratados após capacitações e treinamentos ofertados pelas próprias empresas.

Mesmo assim, houve também aumento das vagas para desenvolvedores mais experientes, com mais de seis anos de carreira. Estes profissionais tiveram um aumento menor em 2021, de 131%.
O levantamento foi realizado com base na procura de mais de 400 empresas que estão contratando pela plataforma da GeekHunter. Com efeito, essa base de dados oferece informações  de um total de 10 mil companhias cadastradas. Assim sendo, esses dados são muito importantes como parâmetro para pensar numa realocação no mercado de trabalho.

Na contramão da crise

Apesar da crise econômica e dos recordes de desemprego enfrentados no Brasil, a área de TI segue na contramão dessa realidade, sendo um dos poucos setores com alta em contratações. De acordo com a GeekHunter, o crescimento na abertura de vagas na área de TI no primeiro semestre de 2021 foi de 185%. Esse número é em comparação ao mesmo período do ano passado.

A própria GeekHunter atualmente tem cerca de 1 mil vagas disponíveis para profissionais de diversos perfis. Para concorrer a alguma delas, basta entrar no site www.geekhunter.com.br/ e criar um perfil gratuitamente. Uma vez feito isso, é possível procurar vagas no próprio site e se cadastrar para concorrê-las.

Tendência de trabalho remoto

Sobre as modalidades de trabalho, a GeekHunter identificou até o fim do primeiro semestre 88% das oportunidades aceitavam trabalho remoto. Para se ter uma base de comparação, esse número chegava a 33% no primeiro semestre de 2020. Assim sendo, existe uma maior tendência das empresas, atualmente, em contratar por sistema híbrido (presencial e remoto) ou remoto (trabalhando-se em casa).

É possível que com o avanço da vacinação essa tendência se inverta nos próximos meses, embora haja expectativas de que o trabalho remoto tenha vindo para ficar. Trata-se de um fenômeno a ser observado ao longo dos próximos meses, Por isso, como é uma profissão que paga bem a seus colaboradores não deixe de se embrear no setor fazendo curso técnico online por aqui.

BOA SORTE !!

Folha Sudoeste


Leia Este

Conecte SUS Controle De Vacinas

Comprovante Da Vacinação Pelo Conecte SUS

Conecte SUS Aplicativo para fazer Cadastro De Vacina Para Covid-19 conforme o calendário vigente e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *