Empresas de tecnologia vem buscando alternativas para a inclusão no mercado de tecnologia da informação (TI) de mulheres. Com efeito, elas ainda são minoria nesse campo, que ainda carece de diversidade. Assim sendo, empresas como a OLX e o Mercado Livre abriram recentemente iniciativas de Estágio e Cursos Técnicos voltadas a esse público.
Aqui, algumas informações gerais a respeito delas.
Mercado Livre abre inscrições para curso gratuito para garotas interessadas em TI
O Mercado Livre, importante empresa de e-commerce, acaba de abrir inscrições para o Conectadas. Dessa forma, irá ofertar cursos voltados a garotas que tiverem interesse na área de TI. O Conectadas é uma parceria com a {reprograma} e a Chicas en Tecnología e busca desenvolver as competências das adolescentes na área.
O curso terá duração de 32 horas, tendo imersão online gratuita e dividido em 12 encontros ao longo de quatro meses. Nas aulas, irão ser abordados temas como transformação digital, resolução de problemas, experiência do usuário (UX), desenvolvimento de negócios e marketing digital. Ao final do curso, as participantes deverão criar soluções tecnológicas com impacto social.
O curso irá acontecer no segundo semestre de 2021, e as 200 selecionadas serão divididas em quatro turmas. O Mercado Livre reservou 50% das vagas para meninas pretas, pardas e indígenas.
As informações sobre os cursos do “Conectadas” e inscrições podem ser acessados aqui: www.conectadaslatam.la/pt/home.
OLX lança programa de estágio voltado para mulheres
Já a OLX anunciou nesta semana a abertura de um processo seletivo para estágio com vagas exclusivamente voltadas para mulheres. A iniciativa tem como objetivo reforçar a inserção do público feminino no mercado de tecnologia. Trata-se também de iniciativa no ramo da tecnologia para diversificar o mercado de trabalho na área de TI, ainda bastante masculina.
O processo seletivo do programa terá três fases. A primeira delas, as inscrições, devem ser realizadas, até o próximo dia 9, na página da Companhia de Estágio, que é parceira no projeto. O link de inscrições é este: www.app.ciadeestagios.com.br/vagas/16990. A previsão de início é em 19 de agosto.
Trata-se do programa Geração Elas em Tech, que tem dois anos de duração e visa preencher vagas na área de engenharia dos escritórios do Rio de Janeiro e de São Paulo. Por motivação da pandemia de covid-19, inicialmente as estagiárias irão atuar remotamente.
No programa Geração Elas em Techo, haverá 10 vagas abertas para mulheres cis e trans. Dessas vagas, 5 são exclusivas ao público de baixa renda ou de vulnerabilidade social. O programa ainda conta com possibilidade de efetivação, a partir do sexto mês.
A área de TI é uma importante área para o cidadão/cidadã se embrenhar aprendendo como as oportunidades que aparecem, pois o mercado de trabalho há muitas oportunidades de trabalho e terá sempre. É um setor em franca expansão que precisa e vai precisar de “cabeças boas” para trabalhar em empresas importantes no Brasil e no exterior ou Multinacionais de diversos setores do mercado, como indústria, prestadora de serviços, lojas de varejo ou ataco ou mesmo de atacarejo e bancos. BOA SORTE NA SUA BUSCA POR UMA VAGA, acompanhe !!