fbpx
Gás de Cozinha Projeto para Desconto

Ceará Vai Distribuir 250 Mil Botijões De Gás Para Famílias Em Vulnerabilidade

Gás de Cozinha Projeto para DescontoO governador do Ceará Camilo Santana (PT) anunciou, em  transmissão ao vivo em suas redes sociais,  um novo Programa Social Vale Gás que visa distribuir 250 mil botijões de gás para entregar às famílias mais vulneráveis de todo o Estado. Com efeito, trata-se de medida que repete ação também feita pelo governo estadual cearense em 2020.

De acordo com a fala de Santana, o Governo do Estado vai enviar para cada município o cupom de vale-gás. Assim sendo, cada cidade irá fazer a entrega dos vales às famílias cadastradas nos programas sociais, que poderão ter acesso, assim, ao seu benefício.

Ainda de acordo com o governador, a ação só foi possível com a repetição da parceria da empresa cearense Nacional Gás Butano. A empresa irá fornecer o produto a preço de custo ao governo estadual cearense.

O governador declarou ainda que a distribuição está agendada para entre os dias 7 e 9 de abril aos municípios. Depois de feita a distribuição aos municípios, os mesmos farão a distribuição dos vales-gás às famílias cearenses em vulnerabilidade social.

Veja as informações do Governo de como Proceder: www.ceara.gov.br/governo-do-ceara-vai-distribuir-250-mil-botijoes-de-gas-para-familias-em-situacao-de-vulnerabilidade/

Veja Programas sociais do Estado do Ceará na pandemia

Para o vale-gás, não será necessário cadastro, havendo, no caso necessidade de as famílias já estarem cadastradas em programas sociais, como os cobertos pelo Cadastro Único de Programas do Governo Federal (CadÚnico). Com efeito, o governo do Ceará tem feito algumas ações de assistência social no contexto da pandemia. Algumas foram listadas pelo governador na mesma live.

Por exemplo, o governo cearense aprovou o pagamento de um auxílio emergencial de R$ 1 mil aos trabalhadores dos setores de bares e restaurantes que estão desempregados. Além disso, foi anunciada a isenção do IPVA para veículos das empresas do setor.

Santana também lembrou que o governo estadual do Ceará solicitou ao Conselho Nacional a prorrogação, por mais 90 dias, do prazo para pagamento referentes ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para as empresas cearenses cadastradas no Simples Nacional.

Houve ainda a a ampliação de 70 mil para 150 mil famílias beneficiadas com o Cartão Mais Infância Ceará, além da distribuição de 347 mil chips de dados de internet com um pacote de 20 GB mensais e 120 mil tablets para alunos da rede pública estadual de ensino, juntamente com a distribuição de kits de alimentação.

Aumento do preço do gás de cozinha

Atualmente, o gás de cozinha é um dos principais vilões no aumento do custo de vida do brasileiro, afetando, sobretudo, famílias mais pobres. O preço do gás liquefeito de uso doméstico permaneceu congelado entre 2007 e 2014, havendo uma mudança na política de preços em 2017, durante o governo Michel Temer (MDB). Ali, o preço do gás passou a ser vinculado às oscilações internacionais do preço do petróleo.

Assim, em 2017, os aumentos passaram a ser trimestrais durante o governo Temer, mas em 2019, sob o governo Bolsonaro (sem partido), as oscilações passaram a acompanhar o preço internacional do petróleo, sem periodicidade definida.

Diante disso, o preço do botijão de gás tem subido, em média, de 2017 até hoje, em níveis superiores ao da inflação nesse período.

Folha Sudoeste


Leia Este

Conecte SUS Controle De Vacinas

Comprovante Da Vacinação Pelo Conecte SUS

Conecte SUS Aplicativo para fazer Cadastro De Vacina Para Covid-19 conforme o calendário vigente e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *