Como Cadastrar No Sistema De Vacinas No RN Mais Vacina

RN Mais VacinaFoi criado no Rio Grande do Norte o sistema RN Mais Vacina, que terá a função de monitorar o processo de vacinação contra a Covid-19 em todo o Estado. Ele já está no ar e pode ser acessado pelos potiguares, que poderão através dele fazer seu cadastro. Trata-se de um cadastro prévio que vai ajudar na logística da vacinação, evitando aglomerações. Quem não conseguir fazer o cadastro de casa, poderá fazê-lo nas unidades de saúde.

O RN Mais Vacina irá registrar a chegada da vacina enviada pelo Governo Federal, sua transferência aos 167 municípios e a sua aplicação, que será feita pelas secretarias municipais de saúde. Trata-se também de um importante mecanismo de controle e acompanhamento do desenvolvimento da campanha de vacinação pelo Estado.

As pessoas poderão se cadastrar com os dados pessoais e, a depender do caso e nas próximas etapas da vacinação, inserir informações quanto aos grupos de risco e comorbidades. Como se sabe, a primeira etapa dessa vacinação está restrita restrita aos grupos prioritários. Contudo, é recomendado que todas as pessoas façam o cadastro prévio, que irá auxiliar na criação de um banco de dados com o perfil da população potiguar.

Diante de casos de fraudes com falsos cadastros de vacina contra a Covid-19, é preciso reforçar que tais cadastros só são verdadeiros quando partem de órgãos governamentais, como é o caso do RN Mais Vacina.

Como fazer o cadastro?

Primeiramente, a pessoa deverá entrar no site do RN + Vacina: www.rnmaisvacina.lais.ufrn.br/cidadao/, e lá fazer seu cadastramento. O cadastro é bastante simples, bastando inserir alguns dados. É recomendado que ele seja feito por todos os cidadãos que tiverem mais de 18 anos, ainda que sejam pessoas fora de qualquer grupo de risco.

O Governo do Rio Grande do Norte esclarece, contudo, que quem não fizer o cadastro no RN + Vacina não ficará sem a vacina contra a Covid-19. O cadastro poderá ser feito a qualquer momento, como no ato da vacinação, pela unidade de saúde ou secretaria municipal de saúde próxima.

Cabe salientar ainda que o cadastramento não altera a ordem de vacinação, que irá obedecer as etapas já estabelecidas. Por fim, é necessário ainda reforçar que mesmo profissionais de saúde e grupos prioritários como indígenas ainda precisam do cadastro, e a orientação para que ele seja feito vale sobretudo porque com ela a eficácia da campanha poderá ser melhor monitorada.

Passo a passo

O Governo do Rio Grande do Norte disponibilizou um vídeo ensinando a fazer o cadastro:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima