fbpx
Vacina Calendário Cadastro da Vacinação

São Luís MA Abre Cadastro Do Cidadão Para Vacinação

Vacina Calendário Cadastro da VacinaçãoA vacinação contra Covid-19 em idosos a partir de 75 anos, segundo grupo de prioridade de acordo com o Plano Nacional de Imunização e depois os outros cidadãos, teve início nesta quinta-feira (28), de forma simbólica, em São Luís/MA. Até o momento, a vacinação tem atendido a profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19, além de comunidades indígenas e quilombolas, além de pessoas internas em instituições, como idosos em asilos.

A imunização foi iniciada no Centro de Atenção Integral ao Idoso (Caisi), no Sítio Leal, região do bairro Filipinho. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís do Maranhão (Semus: www.saoluis.ma.gov.br/semus), ainda nesta quinta-feira (28) será disponibilizada uma plataforma para cadastramento de idosos. Assim,  para receberem a dose do imunizante, idosos com mais de 75 anos poderão evitar filas e, consequentemente, aglomerações, cadastrando-se e podendo agendar a vacinação.

Assim sendo, ainda de acordo com a Semus, após cadastro pelo Conecte SUS, a secretaria entrará em contato para informar dia, horário e local em que serão vacinados. Além do Caisi, segundo a Semus, haverá outros pontos de vacinação e sistema drive-thru, também criados para evitar aglomeração. Idosos acamados ou com dificuldade de locomoção serão vacinados em casa, com agendamento prévio feito com a secretaria.

Prioridades de acordo com faixas etárias

A Semus informou que deve haver uma espécie de subdivisão quanto à ordem de prioridades na vacinação de idosos. Assim sendo, primeiro serão vacinados os idosos com idade acima de 85 anos; depois, acima de 75; posteriormente, os com mais de 60.

Essa medida, segundo a Semus, ajudará a evitar aglomerações, já que não será necessário que idosos se desloquem até às unidades de saúde onde a vacinação será feita, por agora.

Vacinação em São Luís

O plano de vacinação contra a Covid-19 segue na capital maranhense. Nessa quinta-feira, novos grupos de profissionais de saúde começaram a ser vacinados na cidade. Foram incluídos nesta etapa de imunização os profissionais de saúde entre 35 e 39 anos. A vacinação dessa faixa etária vai ser feita até dia 1º de fevereiro e ocorre das 8h às 17h.

A vacinação no Estado do Maranhão e na capital, São Luís, segue dividida inicialmente em três etapas, com sete semanas de duração cada uma delas.

Na primeira, serão vacinados profissionais da saúde e pessoas acima de 60 anos em Instituições de Longa Permanência (ILPs), também chamados de idosos institucionalizados. A população total estimada para essa fase é de 37.060 pessoas. Na segunda, serão vacinadas pessoas com mais de 60 anos, sendo estipulada uma população imunizada em São Luís de  79.383 pessoas. Finalmente, a terceira etapa será para a vacinação de pessoas que apresentam alguma comorbidade, como hipertensão, doença renal, câncer, entre outras.

Folha Sudoeste


Leia Este

Grife De Luxo Christian Dior

Coleções De Luxo Da Grife Christinan Dior

O criador da Christian Dior S.A, chamado Christian Dior (Nascido em 1905 e falecido em …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *