fbpx
Vacina Calendário Cadastro da Vacinação

São Luís MA Abre Cadastro Do Cidadão Para Vacinação

Vacina Calendário Cadastro da VacinaçãoA vacinação contra Covid-19 em idosos a partir de 75 anos, segundo grupo de prioridade de acordo com o Plano Nacional de Imunização e depois os outros cidadãos, teve início nesta quinta-feira (28), de forma simbólica, em São Luís/MA. Até o momento, a vacinação tem atendido a profissionais de saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19, além de comunidades indígenas e quilombolas, além de pessoas internas em instituições, como idosos em asilos.

A imunização foi iniciada no Centro de Atenção Integral ao Idoso (Caisi), no Sítio Leal, região do bairro Filipinho. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde de São Luís do Maranhão (Semus: www.saoluis.ma.gov.br/semus), ainda nesta quinta-feira (28) será disponibilizada uma plataforma para cadastramento de idosos. Assim,  para receberem a dose do imunizante, idosos com mais de 75 anos poderão evitar filas e, consequentemente, aglomerações, cadastrando-se e podendo agendar a vacinação.

Assim sendo, ainda de acordo com a Semus, após cadastro pelo Conecte SUS, a secretaria entrará em contato para informar dia, horário e local em que serão vacinados. Além do Caisi, segundo a Semus, haverá outros pontos de vacinação e sistema drive-thru, também criados para evitar aglomeração. Idosos acamados ou com dificuldade de locomoção serão vacinados em casa, com agendamento prévio feito com a secretaria.

Prioridades de acordo com faixas etárias

A Semus informou que deve haver uma espécie de subdivisão quanto à ordem de prioridades na vacinação de idosos. Assim sendo, primeiro serão vacinados os idosos com idade acima de 85 anos; depois, acima de 75; posteriormente, os com mais de 60.

Essa medida, segundo a Semus, ajudará a evitar aglomerações, já que não será necessário que idosos se desloquem até às unidades de saúde onde a vacinação será feita, por agora.

Vacinação em São Luís

O plano de vacinação contra a Covid-19 segue na capital maranhense. Nessa quinta-feira, novos grupos de profissionais de saúde começaram a ser vacinados na cidade. Foram incluídos nesta etapa de imunização os profissionais de saúde entre 35 e 39 anos. A vacinação dessa faixa etária vai ser feita até dia 1º de fevereiro e ocorre das 8h às 17h.

A vacinação no Estado do Maranhão e na capital, São Luís, segue dividida inicialmente em três etapas, com sete semanas de duração cada uma delas.

Na primeira, serão vacinados profissionais da saúde e pessoas acima de 60 anos em Instituições de Longa Permanência (ILPs), também chamados de idosos institucionalizados. A população total estimada para essa fase é de 37.060 pessoas. Na segunda, serão vacinadas pessoas com mais de 60 anos, sendo estipulada uma população imunizada em São Luís de  79.383 pessoas. Finalmente, a terceira etapa será para a vacinação de pessoas que apresentam alguma comorbidade, como hipertensão, doença renal, câncer, entre outras.

Folha Sudoeste


Leia Este

Enquanto mais pobres sofrem, os mais ricos passam bem pela pandemia

Enquanto mais pobres sofrem, os mais ricos passam bem pela pandemia

Eles representam apenas 2% da população brasileira, porém os seus gastos equivalem a quase 20% …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *