Como fazer cadastro para Vacinação contra Covid-19 disponível No Ceará pelo Governo e em Fortaleza, confira os canais:
O Ceará recebeu as primeiras doses da vacina contra a Covid-19 na última segunda-feira (18). Foi a Coronavac, da farmacêutica chinesa Sinovac, produzido no Brasil pelo Instituto Butantã, em São Paulo. A campanha de imunização começou na última quarta-feira (20) e o governo do Estado orienta que as pessoas façam um cadastro para a vacinação. No momento, há um cadastro disponível pelo SUS que deverá ser feito pelos grupos prioritários da primeira fase da vacinação. Posteriormente, haverá um aplicativo a ser disponibilizado para as próximas fases.
Na primeira fase da vacinação, os grupos que serão contemplados serão:
- Idosos em instituições de acolhimento
- Indígenas
- Pessoas com deficiência maiores de 18 anos institucionalizados
- Profissionais de saúde da linha de frente
- Trabalhadores das instituições de acolhimento
Cadastro Pelo Governo do Ceará e Pelo SUS
Para haver um acompanhamento da vacinação em todo o Brasil, as pessoas terão de fazer um cadastro no SUS. O cadastro pode ser feito nos postos de saúde ou, preferencialmente, por meio doaplicativo ConecteSUS, do Ministério da Saúde, para evitar aglomerações e agora pelo Governo do Ceará/Saúde CE: www.vacinacaocovid.saude.ce.gov.br/#/boas-vindas.
O cadastro pode ser feito no dia da vacinação, mas a orientação é que ele seja feito antes para se evitar aglomerações ou mesmo qualquer outro problema de última hora. Com o cadastro, a pessoa poderá agendar a vacinação e fazer o deslocamento para a unidade de saúde somente no dia da aplicação do imunizante.
Presencialmente, para emitir um cartão SUS, é necessário levar a uma unidade de saúde ou secretaria municipal de saúde RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento e, caso tenha, número PIS/PASEP. Em alguns municípios, também é necessário apresentar comprovante de residência. O cartão fica pronto na hora. basta ir a uma unidade de saúde ou à secretaria de saúde municipal.
Para as próximas fases, a Prefeitura de Fortaleza irá disponibilizar o aplicativo Mais Saúde Fortaleza, com o qual será feito o cadastro prévio sem necessidade de se deslocar a alguma unidade de saúde. Cabe salientar ainda a necessidade de que cadastros sejam feitos apenas em aplicativos, sites e locais ligados a órgãos oficiais de saúde, evitando cair em fraudes relacionadas a falsos cadastros de vacinação.
Cadastro Em Fortaleza
Um novo canal para cadastramento para a vacinação é pela Vacine Já Fortaleza, confira neste link AQUI: www.vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br/ como proceder para fazer isso.
Fases da vacinação
No Ceará, a vacinação prioritária está dividida em quatro fases, que serão:
- Primeira fase: trabalhadores da saúde, idosos a partir de 75 anos, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em instituições de longa permanência (como asilos e instituições psiquiátricas) e população indígena;
- Segunda fase:pessoas de 60 a 74 anos;
- Terceira fase:pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença (como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, entre outras);
- Quarta fase:professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.