fbpx
Fiocruz Vai Produzir IFA

Fiocruz Assina Contrato de Transferência de Tecnologia Para Produção de IFA

Fiocruz Vai Produzir IFAA Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) assinou na última terça-feira (1º) o contrato de transferência de tecnologia da vacina contra a Covid. O contrato foi assinado com a farmacêutica AstraZeneca. Assim sendo, será possível haver uma produção 100% nacional do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA), que é a matéria-prima para a produção dos imunizantes.

Fiocruz Começará Produzir o IFA

Dessa forma, vai haver a produção do ingrediente e imunizantes nos laboratórios de Bio-Manguinhos, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro. A produção do IFA começa já no mês de junho, segundo anunciado pela Fiocruz. Com efeito, a expectativa é que já em outubro vacinas da AstraZeneca sejam produzidas totalmente no Brasil, nos laboratórios da Fiocruz.

A capacidade de produção de IFA em Bio-Manguinhos é de cerca de 15 milhões de doses por mês. Decerto, a Fiocruz segue em negociação para formalizar a aquisição adicional de IFA importado para processamento final de outros 50 milhões de doses da vacina. Essas doses também devem ser entregues ao Sistema Único de Saúde (SUS) no segundo semestre.

Mais informações sobre o contrato, além de diversas outras informações acerca da atuação da Fiocruz no combate à pandemia da covid-19 podem ser encontrados no site da instituição, em seção específica: www.portal.fiocruz.br/vacinascovid19

Adaptações na fábrica da Bio-Manguinhos

A Bio-Manguinhos e a Fiocruz já fizeram as adaptações da planta da fábrica e a aquisição dos equipamentos necessários à incorporação da tecnologia de produção do IFA no Centro Henrique Penna (CHP). Ela é parte do Complexo Tecnológico de Vacinas (CTV), no campus da Fiocruz em Manguinhos.

Além disso, cabe lembrar que essas instalações já receberam os certificados da Agência Nacional de Vigilância em Saúde (Anvisa) para a produção do IFA. No atual momento, a Fiocruz faz o treinamento da sua equipe técnica. Além disso, elabora a documentação técnica relacionada aos processos de produção do IFA nacional.

Com efeito, havendo a produção do IFA na Fiocruz, as fábricas da instituição não mais irão depender de importação do ingrediente. Assim, poderá haver uma aceleração da produção de imunizantes no país. Consequentemente, isso poderá também tornar a vacinação em massa no Brasil mais célere e eficiente, sem depender de importações.

Etapas

De acordo com informações da Fiocruz, a produção do IFA nacional é complexa e “incluirá uma série de etapas, passando pela produção inicial de dois lotes de pré-validação e três de validação. Eles vão passar por testes de comparabilidade pela AstraZeneca, até alcançar a produção em larga escala”.

Isso explica, por exemplo, o intervalo de alguns meses entre a assinatura do contrato e o início da produção.

Folha Sudoeste


Leia Este

Vagas Abertas Na Coca Cola

Vagas De Emprego Na Coca Cola Femsa e Outras Fábricas

Oportunidade única! A empresa Coca Cola Femsa Brasil que é a engarrafadora da tão conhecida …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *