fbpx
Certificação Vacinação Brasil e Viagem ao Exterior
Certificação Vacinação Brasil e Viagem ao Exterior

Como Emitir Certificado De Vacinação Para o Brasil e Viagem Ao Exterior

Certificação Vacinação Brasil e Viagem ao Exterior
Certificação Vacinação Brasil e Viagem ao Exterior

Recentemente, muitas cidades tem adotado a obrigatoriedade de comprovar a vacinação com Certificado ou Certificação da Vacinação do Covid. A entrada em países estrangeiros, que já antes exigia algumas vacinas, agora também exige especificamente a contra covid-19. O aplicativo Conecte SUS, que emite certificados de vacinação, também tem a funcionalidade de emitir sua versão também em inglês e espanhol para viagens ao exterior.

Para fazer isso, é preciso além do cadastro no Conecte SUS, via aplicativo ou site, e emissão do certificado, basta alterar automaticamente o idioma. Trata-se de uma operação fácil de se executar e que não gasta mais que alguns minutos.

O Conecte SUS deverá disponibilizar dados completos sobre vacinação de todas as pessoas que as tomaram pelo sistema de saúde do Brasil. Contudo, no momento, ela oferece dados somente para covid-19. Os dados das demais vacinas serão atualizados gradualmente.

Neste site, explicamos como fazer o cadastro no Conecte SUS. Uma vez feito o cadastro, será possível emitir o certificado de vacinação. Além dele, é possível consultar outros dados sobre vacinação que já estão disponíveis.

Como emitir o certificado de vacinação contra covid-19?

Para emitir o certificado, é necessário se cadastrar no Conecte SUS, conforme dissemos acima. O cadastro pode ser feito no conectesus.saude.gov.br. Ali, basta cadastrar o CPF e criar um login e senha de acesso. O mesmo pode acontecer via aplicativo, disponível para Android e iOS.

Uma vez cadastrado, já é possível emitir o certificado vacinal. Logado no sistema:

  • No site ou no aplicativo, clique na aba ‘vacinas’
  • Depois, clique no box que contém as informações da dose (fabricante, lote, local e data das aplicações das doses)
  • Em seguida, clique em ‘certificado de vacinação’ – essa opção só aparece para quem completou o esquema vacinal

Depois disso, é possível emitir um documento, em PDF. Nele, há com um QR Code com os dados sobre a vacinação. Eles são validados pelo Ministério da Saúde. No topo, há uma bandeira do Brasil, indicando que ele está em português brasileiro.

E como emitir em língua estrangeira?

Essa parte é a mais simples. Como pode ser visto na imagem acima, há uma bandeira do Brasil que indica que o documento está em português brasileiro. Clicando nela, aparecem outras bandeiras que indicam outros idiomas em que o documento está disponível.

Depois disso, é possível escolher qualquer um dos demais idiomas disponíveis. Uma vez escolhido, o documento é gerado automaticamente na língua escolhida. Ele poderá ser usado em situações como, por exemplo, pedidos de emissão de visto.

Folha Sudoeste


Leia Este

ETE PE Inscrições 2021 Cursos Técnicos

Atualmente as cidades de Pernambuco dispõe de uma rede ampliada em instituições que disponibilizam o …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *