fbpx

Como Se Cadastrar No Programa ID Jovem

O ID Jovem é um programa social do Governo Federal ligado ao CadÚnico/Bolsa família iniciado no Governo Lula, usado como um documento que oferece benefícios em viagens inter-estaduais e outros descontos como a tarifa de energia social. Pode ser solicitado por pessoas entre 15 a 29 anos,sejam estudantes ou não. É preciso comprovar os requisitos de renda mínima e a sua localidade.

Como fazer o meu cadastro?

Para os que tem direito ao benefício, é preciso juntar os documentos básicos como o seu RG, CPF, Certidão de Nascimento, Comprovante de sua residência e outros documentos que possam comprovar os residentes da sua casa.

Uma vez que o cadastro tenha sido feito, apenas será preciso esperar para receber o seu número do NIS (Número de Identificação Social) e que assim possa entrar no aplicativo do ID Jovem com o seu cadastro.

Posso fazer o meu cadastro no PC ou Celular?

O seu cadastro não é feito pelo celular, mas todo o seu acesso é feito tanto pelo Smartphone como também no PC. Você tem duas opções para iniciar o seu login no sistema:

  • No navegador web pelo computador: Acesse o site do ID Jovem e clique em “Emitir ID Jovem”. Faça isso no canto superior direito da tela. Depois é preciso inserir o número do NIS (O NIS é o seu número de cadastro no CadÚnico), o nome da sua mãe e a data de nascimento. Clique em gerar a sua “ID Jovem”, para que o seu documento seja emitido e que você possa conseguir utilizar os benefícios.
  • Pelo seu Smartphone: Para fazer o cadastro no seu ID Jovem pelo Smartphone, será preciso baixar o aplicativo e insira as mesmas informações do cadastro no seu navegador pela Web. Para terminar, apenas toque em “Acessar” e assim gere o seu código QR Code que estará aparecendo na tela. É bem prático e fácil!

Quais são os principais benefícios?

Para os que possuem o ID Jovem, os principais benefícios concedidos são o de meia-entrada em eventos culturais, esportivos e de lazer em geral, como os shows musicais, teatros, competições e entre outros. Além disso, o NIS te permite fazer concursos públicos sem pagar por nenhuma taxa.

Uma das vantagens mais utilizadas pelos inscritos do programa são as viagens gratuitas de ônibus, trem ou de embarcação. O documento só terá validade para os destinos em que os ônibus sejam convencionais e de um estado para o outro. A despesa com a taxa de embarque é cobrada normalmente e se você precisar remarcar a data, a empresa poderá fazer isso sem multa.

O Cadastro precisará estar sempre atualizado

O Cadastro Único precisará estar sempre atualizado para que o número do NIS seja utilizado em prol dos benefícios oferecidos pelo Governo Federal. Ao gerar o documento, é recomendável que você impressa o comprovante de cadastro e o coloque dentro de uma Carteirinha. Mas se preferir, pode usar o cadastro dentro do aplicativo em qualquer lugar que o seu benefício seja aceito. Conheça mais deste importante Programa para você: www.idjovem.juventude.gov.br/

Quando o jovem for adquirir passagens, este não poderá adquirir duas passagens de ônibus interestaduais em um mesmo dia. Isso é feito para que os cadastrados não atrapalhem outros beneficiários de realizarem viagens, afinal são apenas duas passagens gratuitas e duas de 50% por cada ônibus convencional. A compra de uma passagem deve ser feita com até 3 horas de antecedência.

Uma vez que feita e aprovada a sua ID Jovem, você terá uma validade de até 6 meses, na qual após esse período será gerada uma nova chave de acesso a você.

Você já tem o seu Cadastro Único e está usando a sua ID Jovem? Deixe aqui o seu comentário.

Folha Sudoeste


Leia Este

Aumento do combustível frustra os planos de quem deseja comprar carro

Aumento do combustível frustra os planos de quem deseja comprar carro

O sonho de todo o jovem brasileiro ao completar sua maioridade, é tirar sua licença …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *