Como Solicitar Auxílio Doença Ou Acidente Do INSS Pela Internet

O INSS já é totalmente adaptado para estar recebendo os atestados médicos de pessoas que estão esperando na fila para a liberação do Auxílio doença na internet.

O auxílio doença para os trabalhadores consiste em ser um benefício que é pago por meio da incapacidade de um cidadão para trabalhar, e a incapacidade deve ser comprovada por meio de perícia médica(nos tempos difíceis da pandemia o Atestado pode e deve ser enviado por meio da internet),e o indivíduo precisa estar ao menos temporariamente incapaz de trabalhar por vias de acidente ou doenças.

Como posso solicitar o auxílio online?

O cidadão que vai solicitar o benefício pode enviar seu pedido por meio da internet, no aplicativo “meu INSS”, e o atestado médico precisa estar totalmente legível(nem que você precise solicitar que seu médico o escreva legível), possuir uma assinatura e registro de conselho de classe, o famoso CID e possuir o prazo estipulado de atestado para conseguir dar entrada no benefício.

E para baixar o aplicativo, você precisa ter um aparelho Android ou Store:

Quais passos devo seguir?

Após baixar o aplicativo você irá seguir os passos abaixo:

  • Efetue seu login com seu CPF e sua senha;
  • Após se direcione ao campo “agendamentos e solicitações”;
  • Embaixo da sua tela vai estar escrito “novo requerimento”;
  • E para que você entre no auxilio doença selecione o campo “benefício por incapacidade”;
  • E depois selecione o campo “auxilio com documento médico”
  • E após o site vai te explicar o passo a passo de enviar seu atestado.

Logo após seu requerimento vai ser analisado, e você vai receber o valor da até um salário mínimo, temporariamente, mas depois que as agências do INSS reabrirem voce pode fazer seu requerimento normalmente.

Como obtenho mais informações?

Você precisar obter documentos originais e pode conferir todas as informações importantes no site www.inss.gov.br/beneficios/auxilio-doenca/.

De quais documentos vou precisar?

Você vai precisar dos documentos a seguir:

  • Documento com foto para identificação do requerente;
  • Número do seu CPF;
  • Carteira do trabalho, ou qualquer outro tipo de documento que comprove que você paga em dia o INSS;
  • Documentos que comprovem que você está em tratamento médico, como exames ou atestados, que são analisados no dia da sua perícia INSS (não é algo obrigatório);
  • Para trabalhador: declaração do empregador, com informações do último dia em que o empregado trabalhou (se for necessário você deve imprimir seu requerimento);
  • Em caso de acidente você precisa apresentar comunicação do acidente trabalhista (CAT) isso se for o seu caso;
  • E para os segurados especiais (como pescadores, trabalhadores rurais ou os lavradores) serão necessários vários documentos que possam provar a situação dos mesmos, como contrato do arrendamento, entre muitos outros.

Qualquer pessoa pode realizar o pedido?

Qualquer indivíduo que se enquadre nos requisitos acima pode realizar o pedido, mas vale lembrar que o mesmo também precisa obter os documentos necessários, para que ele não tenha o auxílio negado apenas pela falta de documentos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima