Home / Concursos Públicos / Concurso Seeduc RJ: Governador promete divulgação de novo edital

Concurso Seeduc RJ: Governador promete divulgação de novo edital

O Governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro afirmou que já está autorizado os preparativos para a realização do Concurso Seeduc RJ em 2023. Uma série de vagas vão ser reservadas para as disciplinas com o maior déficit.

De acordo com o que se viu na posse de Cláudio Castro como Governador do Rio de Janeiro no último domingo, uma de suas prioridades será de preencher o déficit atual de professores na Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Justamente por isso, Castro já deu o aval para que sejam lançados os preparativos até o lançamento do edital.

Situação atual do quadro de professores no Rio de Janeiro

O déficit de professores, que está principalmente presente em disciplinas como química, física, biologia e matemática. O Governador deu a autorização para que seja realizado um grande concurso, sobretudo naquelas matérias em que está se encontrando mais dificuldades.

De acordo com os dados que foram revelados pelo Sindicato Estadual dos Professores da Educação, a rede de ensino do estado já apresenta um déficit que está acima de 7 mil professores. No último ano, o Governo convocou até 600 professores que foram aprovados em concursos realizados pela Seeduc RJ. Porém essa grande quantidade ainda não foi vista como o suficiente para suprir essa carência.

Aprovados no Concurso devem ter os seus salários reajustados

Cláudio Castro também ressaltou a importância sobre o reajuste dos salários dos professores perante ao piso nacional, assim como ocorre para qualquer profissão de alguém que seja graduado com ensino superior no país.

Neste novo mandato de Castro, que inicia já em janeiro, a Secretaria de Educação do Rio de Janeiro vai ter Patrícia Reis como sua representante titular.

Áreas que podem ser oferecidas no Concurso da Seeduc RJ

O concurso que já está no radar da Secretaria da Educação já está sendo estudado a pelo menos dois anos. Em 2021, a pasta informou que o edital iria reservar até 303 vagas para professores. Para concorrer é exigido do candidato licenciatura plena na área de atuação e um registro no conselho, se for o caso.

As vagas que serão distribuídas no Concurso da Seeduc RJ serão divulgadas pela Própria Secretaria, sendo distribuídas em várias áreas da docência. O principal quantitativo serão as disciplinas que tiverem questões da Língua Portuguesa e Matemática.

Tabela também já foi organizada pela Seeduc

A Seeduc RJ justificou que a tabela irá contar com a distribuição de 300 das 303 vagas totais que serão oferecidas no concurso. A previsão é de que em breve a pasta realize a divulgação do destino que será dado para as oportunidades restantes.

Apesar do cenário que ainda é de indefinição, é preciso ressaltar que para a disciplina de Ciências, que está prevista, ainda não houve a contemplação. Também existe uma grande expectativa de quando a Secretaria realize a divulgação das vagas pelas 14 diretorias da região, abrangendo todas as áreas do estado carioca.

Deixe aqui o seu comentário sobre esta matéria. Estaremos sempre atualizando os concurseiros de plantão por aqui!

Deixe Uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Pesquise No Site Aqui

Categorias Folha Sudoeste

x

Check Also

Não deixe de estudar: atualidades que podem cair em concursos públicos

Não deixe de estudar: atualidades que podem cair em concursos públicos

As atualidades que podem cair em concursos públicos podem variar dependendo da área e nível ...