fbpx
Vagas Jovem Aprendiz

Vagas Para Jovem Aprendiz Na Cidade Do Rio De Janeiro

Vagas Jovem AprendizA Secretaria Municipal de Trabalho e Renda da cidade do Rio de Janeiro anunciou nesta quarta-feira (24) a oferta de novas vagas para o programa Jovem Aprendiz. Tratam-se de oportunidades voltadas para a atuação de jovens no setor bancário. Com efeito, são vagas que são voltadas principalmente a jovens de baixa renda e de famílias cadastradas no Bolsa Família ou no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, do Governo Federal.

Para concorrer às vagas, o jovem postulante a elas deve estar matriculado no turno da manhã ou da noite em escola pública. Com efeito, os estudantes com bolsa de 100% em colégio privado e que preencham os outros requisitos, como estar cadastrado no CadÚnico, também pode concorrer.

As vagas são para jovens de 15 a 16 anos e 10 meses, que estejam matriculados a partir do 9.º ano do Ensino Básico e que tenham renda familiar mensal de no máximo 550 reais, cadastradas em programas sociais do governo federal. A Secretaria ressalta que jovens são os que mais tem sofrido com desemprego e, consequentemente, com efeitos mais drásticos relacionados à crise econômica atual.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020, o desemprego entre jovens de 18 a 24 anos, no Brasil, é superior a 27%, bem acima da estatística para a população geral, que é em torno de 12%. Em algumas regiões, o desemprego nessa faixa atinge a faixa de 34%. Um dos problemas para a empregabilidade de jovens são as exigências de experiência, o que pode ser atenuado com programas como o Jovem Aprendiz.

Como se inscrever?

A inscrição será feita parte presencial, parte via telefone. Primeiramente, é preciso ligar para o telefone 021-2233-4836 ou 021-2263-1422, das 9 às 17h, e marcar data e horário para entrega da documentação comprobatória.

Depois de feito o agendamento, será preciso entregar, presencialmente, cópias de:

  • identidade;
  • CPF;
  • certidão de nascimento;
  • comprovante de residência;
  • declaração escolar de 2021;
  • boletim escolar do ano anterior;
  • extrato do Bolsa Família e Carteira de Trabalho, do candidato e dos familiares que moram com ele.

Auxílio aprovado no Rio de Janeiro

Outra notícia importante para o Rio de Janeiro, mas abrangendo todo o estado e não somente a capital, foi a aprovação pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) de um auxílio voltado à população do estado, que pode chegar a R$300.

O programa ainda aguarda sanção do governador em exercício e também a divulgação de maiores detalhes sobre sua implementação. Maiores detalhes podem ser lidos aqui.

Folha Sudoeste


Leia Este

Conecte SUS Controle De Vacinas

Comprovante Da Vacinação Pelo Conecte SUS

Conecte SUS Aplicativo para fazer Cadastro De Vacina Para Covid-19 conforme o calendário vigente e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *