A Secretaria Municipal de Trabalho e Renda da cidade do Rio de Janeiro anunciou nesta quarta-feira (24) a oferta de novas vagas para o programa Jovem Aprendiz. Tratam-se de oportunidades voltadas para a atuação de jovens no setor bancário. Com efeito, são vagas que são voltadas principalmente a jovens de baixa renda e de famílias cadastradas no Bolsa Família ou no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico, do Governo Federal.
Para concorrer às vagas, o jovem postulante a elas deve estar matriculado no turno da manhã ou da noite em escola pública. Com efeito, os estudantes com bolsa de 100% em colégio privado e que preencham os outros requisitos, como estar cadastrado no CadÚnico, também pode concorrer.
As vagas são para jovens de 15 a 16 anos e 10 meses, que estejam matriculados a partir do 9.º ano do Ensino Básico e que tenham renda familiar mensal de no máximo 550 reais, cadastradas em programas sociais do governo federal. A Secretaria ressalta que jovens são os que mais tem sofrido com desemprego e, consequentemente, com efeitos mais drásticos relacionados à crise econômica atual.
De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2020, o desemprego entre jovens de 18 a 24 anos, no Brasil, é superior a 27%, bem acima da estatística para a população geral, que é em torno de 12%. Em algumas regiões, o desemprego nessa faixa atinge a faixa de 34%. Um dos problemas para a empregabilidade de jovens são as exigências de experiência, o que pode ser atenuado com programas como o Jovem Aprendiz.
Como se inscrever?
A inscrição será feita parte presencial, parte via telefone. Primeiramente, é preciso ligar para o telefone 021-2233-4836 ou 021-2263-1422, das 9 às 17h, e marcar data e horário para entrega da documentação comprobatória.
Depois de feito o agendamento, será preciso entregar, presencialmente, cópias de:
- identidade;
- CPF;
- certidão de nascimento;
- comprovante de residência;
- declaração escolar de 2021;
- boletim escolar do ano anterior;
- extrato do Bolsa Família e Carteira de Trabalho, do candidato e dos familiares que moram com ele.
Auxílio aprovado no Rio de Janeiro
Outra notícia importante para o Rio de Janeiro, mas abrangendo todo o estado e não somente a capital, foi a aprovação pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) de um auxílio voltado à população do estado, que pode chegar a R$300.
O programa ainda aguarda sanção do governador em exercício e também a divulgação de maiores detalhes sobre sua implementação. Maiores detalhes podem ser lidos aqui.