Home / Concursos Públicos / Não deixe de estudar: atualidades que podem cair em concursos públicos

Não deixe de estudar: atualidades que podem cair em concursos públicos

As atualidades que podem cair em concursos públicos podem variar dependendo da área e nível do concurso. No entanto, estamos aqui para te ajudar e iremos citar ao longo deste artigo sobre alguns temas que devem ser analisados para não ser pego de surpresa no dia da prova.

Política nacional e internacional

Eleições, leis, políticas públicas, relações internacionais, acordos e tratados internacionais. Saber sobre as eleições é fundamental para compreender o funcionamento da democracia e da política no país. Além disso, as eleições são momentos cruciais para a escolha dos nossos representantes e para a tomada de decisões que afetam diretamente a vida de todos os cidadãos.

Em concursos públicos, o conhecimento sobre as eleições pode ser cobrado em diversas áreas, como em questões de direito eleitoral, história política do país, políticas públicas e até mesmo em disciplinas como sociologia e filosofia.

Economia

Saber sobre economia é fundamental porque ela afeta diretamente a vida de todos os cidadãos, tanto em nível individual quanto coletivo. A economia está presente em todas as esferas da sociedade, desde a gestão de empresas e finanças pessoais até as políticas públicas de governo.

Em concursos públicos, o conhecimento sobre economia pode ser cobrado em diversas áreas, como administração, contabilidade, economia e finanças públicas.

Por exemplo, um servidor público responsável por gerir recursos financeiros precisa ter conhecimento sobre como funciona a economia para tomar decisões estratégicas que visem ao uso eficiente e sustentável dos recursos públicos.

Saúde

O conhecimento sobre saúde pode ajudar a prevenir doenças e a promover hábitos saudáveis, além de contribuir para uma melhor compreensão dos problemas e desafios enfrentados pela área da saúde no país.

Em concursos públicos, o conhecimento sobre saúde pode ser cobrado em diversas áreas, como na área da saúde propriamente dita, em gestão de políticas públicas, em concursos para cargos públicos na área da saúde, entre outras.

Tecnologia

É muito importante compreender o porque a tecnologia está presente em todas as áreas da sociedade e se tornou uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de atividades pessoais, profissionais e governamentais.

Em concursos públicos, o conhecimento sobre tecnologia pode ser cobrado em diversas áreas, como em concursos para cargos de TI (Tecnologia da Informação), em questões sobre legislação de tecnologia, em disciplinas que exigem conhecimento em informática, entre outras. Inovações, redes sociais, inteligência artificial e  segurança da informação são questões que frequentemente podem ser cobradas em concursos públicos.

Cultura

A cultura está presente em todas as esferas da sociedade, incluindo a arte, a música, a literatura, a história, a religião e a tradição.

Em concursos públicos, o conhecimento sobre cultura pode ser cobrado em diversas áreas, como em questões de história, artes, literatura, patrimônio cultural, antropologia, entre outras. Eventos históricos podem e costumam cair em questões importantes em diversos concursos públicos.

É importante destacar que cada edital de concurso pode trazer suas próprias especificações em relação às atualidades cobradas. Por isso, é essencial ler atentamente o edital e preparar-se de acordo com as exigências específicas do concurso em questão.

Deixe Uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Pesquise No Site Aqui

Categorias Folha Sudoeste

x

Check Also

Como será a autorização para realizar concurso no Governo Lula?

Como será a autorização para realizar concurso no Governo Lula?

O Governo Lula já definiu que irá realizar uma análise dos pedidos de concursos federais e ...