Home / Investimentos / UniBH Oferece Atendimento Gratuito Sobre Declaração Do IR

UniBH Oferece Atendimento Gratuito Sobre Declaração Do IR

Em Belo Horizonte, o Observatório Contábil do centro universitário UniBH irá oferecer atendimento gratuito para pessoas que precisam de ajuda na declaração do Imposto de Renda (IR). O projeto irá oferecer atendimento gratuito para quem precisa de orientação para preencher a declaração e não cair na malha fina.

O Observatório Contábil é um projeto exclusivo dos alunos e alunas da graduação de Ciências Contábeis da UniBH. Com ele, as pessoas podem buscar auxílio para serviços como fazer o Imposto de Renda da Pessoa Física. Também haverá atendimento sobre Tributação das Pessoas Jurídicas, Inscrição, Regularização e Baixa de Microempreendedores individuais, dentre outros serviços.

Página principal - UniBH

Créditos: reprodução

“O projeto é uma experiência de troca entre a comunidade e os estudantes. O contribuinte entende melhor os processos burocráticos para se preparar para o próximo ano e os alunos têm a oportunidade de aprofundar os conhecimentos, aliando o aspecto prático da Contabilidade às teorias vistas em sala de aula”, completa o professor Thiago Santos, coordenador do Observatório. Ele também é  professor do curso contabilidade do UniBH.

Os atendimentos serão feitos por alunos e alunas do curso, e serão supervisionados por docentes do curso.

Para obter atendimento, antes, é necessário fazer um agendamento online. Ele deve ser feito via formulário disponibilizado neste link. O atendimento será no campus Buritis.

Restituição do IR neste ano

A Receita Federal espera receber 39,5 milhões de declarações ao longo de 2023, no período estipulado para a declaração. Precisa declarar quem, no ano passado, teve rendimentos tributáveis acima do limite de R$28.559,70. A entrega deve ser feita entre os dias 15 de março a 31 de maio.

Em 2023, pessoas idosas e/ou com deficiência, além das que fizerem a declaração usando o modelo pré-preenchido, ou que indicarem uma chave PIX do tipo CPF, terão prioridade no recebimento da restituição.

O modelo pré-preenchido puxa dados da declaração do ano anterior. Além disso, traz informações que já são de conhecimento da Receita Federal. O documento está disponível desde o dia 15 de março.

Aplicativo

Segundo o economista e professor do curso de Gestão do UniBH, Fernando Sette Jr., é possível usar aplicativo como ferramenta para recolher documentações necessárias para a declaração. “Aqueles que têm contas em mais de um banco, devem ficar atentos ao colocar os informes de rendimento de todas as agências bancárias, além dos gastos com educação e com saúde. A pessoa que vai declarar pela primeira vez pode aproveitar e baixar o app, que já está disponível, pois o sistema é novo, e se adiantar de alguma forma”, disse.

Deixe Uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Pesquise No Site Aqui

Categorias Folha Sudoeste

x

Check Also

Cursos Rápidos Com Certificado Bem Em Conta

Curso Rápido Com Certificado Bem Em Conta Confira

Encontrar um curso que seja rápido, com certificado e que caiba no bolso nem sempre ...