O que são os 4 P’s do marketing?

Para quem está no mundo doMarketing digital, é quase impossível não ter escutado alguma vez sobre o método dos 4 P´S. Se você não ouviu de um amigo, deve ter comentado sobre algo parecido na Universidade ou lendo um livro.

Esse assunto já soa quase que de senso comum, porém ele é mais interessante do que parece. Não envolve apenas as estratégias de grandes empresas, pois quanto menor for a empresa, mais importante será tirar a vantagem do envolvimento com os 4 P´s. Então, primeiro nos vamos procurar entender o que eles realmente são.

O que são os 4 P´s do marketing?

Os 4Ps do marketing digital são um famoso conceito de definir os quatro pilares básicos para qualquer estratégia de marketing, sendo que todos eles começam com a letra: produto, preço, praça e promoção. Após gravar o sentido dessas palavras, é que podemos ir ao ponto dessa estratégia e onde ela quer chegar.

A ideia por trás dessa teoria é de que ao estudar cada um desses aspectos, fica mais fácil tomar um novo planejamento e ações que considerem muitas particularidades, porém a empresa fica mais próxima de chegar aos objetivos de sua divulgação, vendas e a construção de uma marca com autoridade no seu segmento.

A origem do conceito surgiu de um mix de marketing, que vai desde as partes mais básicas até o que é mais importante nessa matéria. Uma das aplicabilidades mais interessantes do 4 P´s é que ela têm mais de 60 anos de idade e continua sendo amplamente difundida.

P do Produto

O P do produto é referente ao produto que está sendo vendido pela empresa. E pode ser do mais variado tipo, desde algo mais simples e com abundância como um produto raro, que é escasso e de alto valor.

Um produto é tudo aquilo que pode ser disponibilizado a um consumidor, sendo pensando nas necessidades que a sua persona está necessitando, identificando o que a oferta de determinado momento precisa atingir, como as últimas tendências.

P do Preço

O P do preço se refere ao valor da venda de cada produto. Essa definição é bastante simples, não apenas para o bem-estar do negócio, mas também para a sobrevivência dos orçamentos da sua empresa.

É necessário pensar em um preço justo para o mercado em que você está, seja ele global, nacional ou regional. O preço também serve para mostrar para o mercado como a sua empresa está se posicionando.

P de Praça

O nome praça nem sempre é entendido com toda a clareza necessária, mas significa a região “praça” onde ele está sendo oferecido. Em tempos de um mundo tão globalizado, é possível fazer lucros com e-commerce, tão popular ainda mais após a pandemia.

P de Promoção

Cumpridas todas as ofertas anteriores, chegou a hora de você promover a sua oferta. Isso tem relação com a melhor oferta do seu produto, com o preço mais adequado para oferecer dentro do seu mercado, além da disponibilidade do cliente. Quando se fala em promoção, não pense apenas em divulgar a marca, mas também nos meios de gerar receita.

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