A Universidade Federal de Goiás (UFG) está com inscrições para curso online e gratuito na área da saúde. O curso disponibiliza até 30 mil vagas. Elas serão disponibilizadas por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Qualquer pessoa no país poderá fazer a capacitação.
O tema do curso é “Como o uso de certificação digital promove a validade jurídica de assinaturas digitais no Brasil?”.
As inscrições podem ser feitas até o dia 24 de abril desse ano. Assim como o curso, as inscrições serão online, pelo site da UNASUS. A plataforma disponibiliza vários cursos online na área de saúde, com certificado com validação federal. O curso é de qualificação profissional e os alunos vão receber um certificado de 10 horas.
O curso terá como público alvo:
- Gestores(as) municipais, estaduais e distritais de saúde;
- Profissionais de saúde com nível médio ou superior, preferencialmente, aqueles(as) que compõem as equipes da Estratégia de Saúde da Família e utilizam prontuário eletrônico para os registros da informação em saúde;
- Profissionais da tecnologia da informação;
- Demais pessoas interessadas no tema.
Objetivos do curso
De acordo com a UNASUS, o objetivo do curso é promover reflexões sobre a certificação digital e a sua importância. Além disso, serão abordados temas referentes à sua utilização na área da saúde. Também será discutido como a segurança da informação em saúde do paciente também é fundamental na área.
O microcurso vai abordar o que são certificados e assinatura digitais. Serão discutidas suas finalidades, aplicações e benefícios. Como o próprio nome do curso diz, será abordada a sua validade jurídica no Brasil.
A plataforma usa videoaulas, infográficos, mapa mundi, fluxograma, quiz, podcast, questionários com feedbacks automatizados e material complementar. Tudo estará disponível online para todas as pessoas que participarem do curso.
Universidade Aberta do Brasil
O programa UAB funciona como meio de fomento financeiro para a oferta de cursos a distância no Brasil. Os cursos são feitos e oferecidos no âmbito das Instituições Públicas de Ensino Superior (IPES) do Brasil.
Na UFG, atualmente o programa é responsável por manter os cursos de graduação em Artes Visuais e Biblioteconomia a distância.
O programa é comandado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Principal financiadora de pesquisa científica do Brasil, a Capes é ligada ao MEC (Ministério da Educação). Ela, juntamente com as IPES de Goiás, vem planejando as próximas ofertas de cursos a distância para este ano e nos próximos.