fbpx
Bitcoin é ou não uma pirâmide financeira? Entenda mais sobre

Bitcoin é ou não uma pirâmide financeira? Entenda mais sobre

Bitcoin é ou não uma pirâmide financeira? Entenda mais sobreAs pirâmides financeiras não são novas, tanto no Brasil como em outras partes do mundo. Porém, ao contrário do que muitos investidores ou não pensam, o Bitcoin não é nenhum tipo de esquema ponzi. O que vêm acontecendo com bastante frequência são golpes na Internet que prometem altos rendimentos e são muitas vezes ligadas ao Bitcoin, que têm um alto valor e acaba traindo investidores com pouco conhecimento.

Se engana quem pensa que o Brasil entrou no radar de golpes financeiros apenas na última histórica, registrada em maio. O último caso que chamou bastante a atenção, foi o caso do Banco Bitcoin, que tinha sua sede em Curitiba e com outras filiais, acarretando na prisão do seu principal executivo e um prejuízo de mais de R$ 1 bilhão.  

Ministério Público têm se aprofundado para entender golpes envolvendo Bitcoin

A Internet é um dos melhores meios para se fazer negócio atualmente, tanto no Brasil como no mundo, porém também é através dela que surgem pirâmides financeiras e golpes que podem acabar com a vida financeira de milhões de pessoas.

O que acontece é que através da Internet, é possível em muitos casos fixar a sua persona através de um anonimato, dificultando as investigações da Polícia Federal e também sendo mais fácil para se convencer as pessoas de apostarem o seu dinheiro em um esquema ponzi.

Nesse tipo de pirâmide, geralmente quem entra primeiro consegue retirar fundos e até se anima em entrar em outros esquemas do tipo. Estas pessoas são as que irão convidar as próximas, que se chegarem ainda na “metade do bolo” vão conseguir obter lucro. O problema é para quem chega no final, onde quase todos ou todos os valores já foram sacados e desta forma, fica ainda mais difícil de se obter algum rendimento.

Consumidores que acabam caindo nestes golpes são os menos informados

Pesquisas afirmam que muitos consumidores e até mesmo investidores em renda variável, não sabem distinguir um esquema ponzi de um investimento em renda variável . Basicamente se um faturamento não vai para a frente por que está faltando a entrada de novas pessoas, isso significa um golpe.

Não entre em negócios que apenas revelam o quanto de faturamento total uma empresa tem, seja ela envolvendo o Bitcoin e criptomoedas além de outros. Esses esquemas também são fechados, onde normalmente não existe uma Ouvidoria para atendimento, nem chat ou serviços de atendimento ao consumidor relacionados.

Tudo sobre as pirâmides financeiras e golpes relacionados as criptomoedas

No caso das criptomoedas, se deve ficar atento às remunerações fixas, aquelas que não baixam de jeito nenhum. A maioria das exchanges que oferecem “staking” em Bitcoin, estão pagando até 2% de APY anual, visto a alta liquidez do BTC. Se chegar um retorno financeiro para você oferecendo pagar 10 a 15% no mês, a chance de golpe é muito alta.

Muitos famosos no Brasil estão divulgando o Bitcoin, como Ronaldinho Gaúcho ou Gusttavo Lima. Mas nem sempre estes famosos sabem o que está por trás dessas marcas, como no caso do cantor sertanejo onde usuários chamaram a atenção para o fato de os investimentos em criptoativos ofertados na propaganda prometerem até 400% do valor que for investido, algo muito acima do normal.

Folha Sudoeste


Leia Este

Nubank e Banco Inter Vagas Abertas

Dois em cada três bancos devem perder espaço para fintechs no mundo

Cerca de dois terços dos bancos da América Latina, o que representa atualmente 71% e …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *