Home / Nos Estados / Alagoas / ChatGPT Como Um Assistente Virtual Autônomos No Empreendedorismo, Veja

ChatGPT Como Um Assistente Virtual Autônomos No Empreendedorismo, Veja

Com capacidade de realizar diversas tarefas, o Chat GPT tem caído cada vez mais nas graças do grande público.

Mesmo com o lançamento recente, a tecnologia conta com muitos adeptos. Para termos uma ideia, um estudo da Semrush aponta que, globalmente, a OpenAI, empresa responsável pela solução, teve mais de 800 milhões de acessos esse ano, um aumento de cerca de 42.000% em relação a 2022. O mesmo estudo aponta que o perfil dos usuários é de pessoas entre 25 a 34 anos.

É compreensível que essa faixa etária seja a mais engajada no uso do Chat GPT, pois é a geração que cresceu rodeada de tecnologia. Além disso, a proposta é muito interessante, pois hoje já existem newsletters e artigos criados totalmente por Inteligência Artificial, além de que a solução é bastante versátil, podendo fornecer desde resumos detalhados sobre assuntos complexos até traduzir um texto para até 95 idiomas diferentes.

Contudo, uma usabilidade efetiva para a tecnologia tem sido pouco difundida, que é o quanto ela pode ajudar trabalhadores autônomos. Antes de seguirmos o raciocínio, vale darmos um contexto. Segundo um estudo do Sebrae, um empreendedor individual costuma trabalhar em média 9,3 horas por dia, muitas vezes aos finais de semana. Isso representa 56% mais horas semanais do que os funcionários registrados.

Veja Ideias De Uso No Empreendedorismo

Então vale a pena pensar que, com isso, o Chat GPT pode servir como um Assistente Virtual do Autônomo, atuando praticamente como seu secretário particular, fazendo as tarefas burocráticas como primeiro atendimento ao cliente, envio de orçamentos, lembretes diversos e até mesmo mensagens personalizadas para cada consumidor. Isso proporciona que o empreendedor foque em sua principal atividade e não tenha os custos de contratação de um funcionário.

Vale ressaltar também outras capacitações da tecnologia, que consegue escrever linhas de programação completas, traçar estratégias de venda, dar dicas e conselhos sobre vários tópicos e até produzir teses acadêmicas detalhadas. Além disso, para quem está em fase escolar já é possível até mesmo estudar por meio do Chat GPT, já que ele consegue desenvolver perguntas e respostas personalizadas sobre qualquer assunto, além de preparar um resumo sobre os assuntos mais abordados nos vestibulares brasileiros.

Dessa maneira, não devemos temer o advento tecnológico e sim sermos receptivos com a Inteligência Artificial. A tecnologia não vem para substituir o ser humano, mas sim para agregar e ajudá-lo a prosperar cada vez mais em seu trabalho. Essas soluções também criam novos postos e oportunidades no mercado, mudando a sociedade e proporcionando novos horizontes.

Claro que, como toda nova tecnologia no mercado, o Chat GPT ainda está dando os seus primeiros passos e é natural que tenhamos uma certa insegurança quanto à sua funcionalidade. Porém, não há nada a temer, já que existem políticas de uso responsável em relação a ele, que evitam o seu uso em atividades ilegais e enganosas. A OpenAI, que criou o Chat GPT, também trabalha em melhorias contínuas de segurança, refinando seus algoritmos e aprimorando questões referentes à proteção de dados.

Por Raphael Machioni, o-fundador e CEO da Assis, assistente virtual para autônomos – da Release Pedro Zago da NR7.

Deixe Uma Resposta

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Pesquise No Site Aqui

Categorias Folha Sudoeste

x

Check Also

Cursos Rápidos Com Certificado Bem Em Conta

Curso Rápido Com Certificado Bem Em Conta Confira

Encontrar um curso que seja rápido, com certificado e que caiba no bolso nem sempre ...