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Fraudes com cartão de crédito aumentaram no primeiro semestre

Fraudes com cartão de crédito aumentaram no primeiro semestre

Os criminosos seguem olhando por oportunidades e assim, as tentativas de fraudes que envolveram o cartão de crédito aumentaram consideravelmente nos últimos meses, em especial no primeiro semestre de 2021.

A Mapa Fraude foi a empresa  considerando os seis primeiros meses de 2020. As tentativas de clonagem de cartão de crédito aumentaram 32,7%. Somente nos primeiros seis meses do ano, as tentativas de fraude envolvendo o cartão de crédito ultrapassou 2,6 milhões de tentativas, um número bem superior ao que foi constatado nesse mesmo período em 2020.

E-commerce é o ponto preferido para aplicar fraudes em cartão de crédito

O e-commerce é o destaque dessa tentativa de fraudes. Através desse meio, os criminosos atuam com força depois que a maioria das pessoas começou a trabalhar em home office e ficaram mais em casa por conta do isolamento social. Como as pessoas ficando mais em casa, fica ainda mais prático aos criminosos tentaram fraudes.

Não apenas o número de tentativas de fraudes aumentou no último mês, mas também os valores das transações. Houve uma alta de 39,5% nos valores que sofreram tentativas de fraudes. Um dado que gerou muita repercussão foi sobre qual os valores médios das transações que envolveram fraudes, porém a pesquisa não revelou esse dado.

A categoria de celulares é uma das favoritas dos golpistas, respondendo por 5,1% das tentativas de fraudes. Depois, seguem os produtos eletrônicos com 4,9% e 4,2% de fraudes em cartão de crédito relacionado a games.

As fraudes mais frequentes atualmente

É possível observar na pesquisa quais são os tipos de fraude mais comuns que acontecem no país. Por sequência, fraude efetiva, fraude amigável e por último a autofraude. Estas são as que mais se destacaram nos primeiros seis meses do ano.

Na primeira situação, o fraudador realiza a compra na loja virtual e na hora que for pagar, os dados são roubados dos consumidores que estiverem utilizando o cartão de crédito. Já que os dados no cartão são verdadeiros, esse tipo de fraude normalmente é chamado de “fraude limpa”.

Sobre a segunda fraude, ela acontece quando alguém próximo do titular, como um parente, utiliza os dados do titular sem o consentimento deste. Depois, é comum que o titular identifique a compra e venha pedir o estorno, sendo ainda melhor se a fatura não tiver sido fechada.

É importante saber do que trata cada tipo de fraude

E por fim, é importante comentar sobre o que significa uma autofraude. Nesta situação o titular efetua a compra com o seu cartão de crédito e após ter recebido o produto ou serviço, o recomendado é entrar em contato com a administradora do seu cartão antes que a fatura feche.

Por fim, a pesquisa também trouxe alguns dados que citam as fraudes que acontecem no ramo de finanças. Mais de 400 mil tentativas de fraudes foram identificadas em tentativas de compras em posse de pessoas jurídicas.

No mercado financeiro, bancos, financeiras e fintechs analisaram 21 milhões de transações e outras 667 mil tentativas de fraudes que envolviam o cartão de crédito, em especial o uso de dados indevidos.

Folha Sudoeste


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