fbpx
Governo Federal anuncia bloqueio de beneficiários do Auxílio Brasil

Governo Federal anuncia bloqueio de beneficiários do Auxílio Brasil

O Governo Federal realizou o bloqueio do benefício Auxílio Brasil no último mês de março para uma série de beneficiários. Vale ressaltar que o início dos pagamentos do Auxílio Brasil se deu no último dia 18, atendendo após a ampliação do número de famílias em relação ao Bolsa Família que contemplava 13 milhões de famílias e que neste momento já chega a marca de 18 milhões.

Ainda assim, para uma série de pessoas esta notícia não chegou da forma mais positiva, pois no momento que estes até então beneficiários foram realizar o saque do dinheiro, alguns beneficiários se depararam com a mensagem de que o seu cartão do Auxílio Brasil que era necessário para realizar o saque dos valores, havia sido bloqueado por inconsistências no cadastro.

Esses relatos mostram que no momento em que realizaram a consulta da situação cadastral no Auxílio Brasil, uma série de pessoas tiveram o benefício bloqueado neste programa que chegou para substituir o Bolsa Família, um dos programas sociais de transferência de renda que mais se destaca em todo o mundo.

Motivos que levam ao bloqueio parcial do Auxílio Brasil

O principal motivo que acaba levando ao Governo Federal a bloquear o benefício do Auxílio Brasil é de que uma família corre o risco de perder o benefício ao ficar dois anos sem atualizar os dados cadastrais. O Governo Federal ressalta que a inscrição na base de dados do Governo Federal é crucial para que os dados não percam validade, porém ainda assim é preciso estar dentro das regras que classificam uma família para estar apta a receber os pagamentos do Auxílio Brasil.

Segundo as principais orientações do Ministério da Cidadania, qualquer dado que não tenha conexão e relação com o programa, poderá levar ao bloqueio do Auxílio Brasil. Por conta disso toda vez que a sua família realizar uma mudança, como o endereço de residência, alteração na renda ou mesmo de telefone de contato, tudo isso caberá ao responsável pelo grupo familiar de atualizar juntamente ao CRAS mais próximo.

O que fazer para desbloquear o cadastro do Auxílio Brasil

Se você é um dos beneficiários que acabou se deparando com o bloqueio do Auxílio Brasil, saiba que é possível encontrar uma solução. Lembrando que a atualização do Cadastro Único só pode ser feita pelo responsável da família, mas mesmo assim isso não dispensa a apresentação dos documentos de no caso de haver outros membros da família na residência.

Mesmo que não tenha como estar munido de um documento de identificação, será aceito juntamente ao CRAS um documento como Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento, RG, Título de Eleitor ou mesmo uma Carteira de Trabalho.

Se puder, leve ao Centro de Referência da Assistência Social algum papel que comprove a sua residência, desde uma conta de luz ou conta de telefone, além de informar algum telefone que esteja atualizado no caso de o Governo Federal sentir a necessidade de enviar atualizações ou mesmo avisar sobre novas pendências que constem no cadastro do grupo familiar.

Folha Sudoeste


Leia Este

Quem mora sozinho tem direito a receber o Auxílio Brasil?

Quem mora sozinho tem direito a receber o Auxílio Brasil?

Os brasileiros ainda têm uma série de dúvidas em relação ao novo programa de assistência …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *